sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ALGUMAS GOTAS DE ÓLEO...

                        

Muitas vezes pensamos que os pequenos gestos nada significam! Então vamos refletir com um fato singelo e expressivo: “Num quarto modesto, o doente pedia silêncio. Mas a velha porta rangia nas dobradiças cada vez que alguém a abria ou fechava. Com a passagem do médico a porta rangia e também nas idas e vindas do enfermeiro, e no trânsito dos familiares e amigos, eis a porta a chiar, estridente. Essa situação trazia ao doente e a todos que lhe prestavam assistência e carinho, verdadeira guerra de nervos. Contudo, depois de várias horas de incômodo, chegou um vizinho e colocou algumas gotas de óleo lubrificante na antiga engrenagem e a porta silenciou tranqüila e obediente”.


Em muitas ocasiões há tumultos dentro das nossas famílias, no ambiente de trabalho, numa reunião qualquer. São as dobradiças das relações humanas fazendo barulho inconveniente. São conflitos, inquietações, abalos, incompreensões, discórdias, mal entendidos... Basta que nos lembremos do recurso infalível de algumas gotas de perdão, de compreensão, de paciência, de atenção, de tolerância, para transformar a situação.
Pequenas gotas de carinho entram nas barreiras mais sólidas e produzem efeitos duradouros e salutares. Algumas gotas de solidariedade, de fraternidade, de respeito mútuo, de valorização do outro podem controlar uma discórdia, uma briga, uma desavença, uma guerra...
Com algumas gotas de amor as mães e pais abrem as portas mais emperradas dos corações dos seus filhos. Nas relações de amizade, por vezes, algumas gotas de afeição são suficientes para lubrificar as engrenagens e evitar os ruídos estridentes da intolerância.
No cotidiano de nossa vida, sempre que percebermos que as dobradiças das relações com as pessoas com quem convivemos, estão fazendo barulho inconveniente, não precisamos esperar pelo vizinho, pois nós mesmos podemos solucionar o problema usando o óleo lubrificante do amor fraterno. Isso exige persistência...
Precisamos agir com sabedoria e bom senso. Às vezes somente é necessária a gota do silêncio para conter os ruídos desagradáveis!
Somos capazes de viver e ter esses gestos tão simples, pois, nosso coração e nossa mente pedem a felicidade e a harmonia. Vale muito buscar a paz na convivência diária que é uma conquista pessoal e comunitária.
Vamos sempre em frente, com entusiasmo e coragem, usando algumas gotas do óleo quando necessário...










Nenhum comentário:

Postar um comentário