sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ESCOLA NA SERRA


1.500 alunos de Valinhos participam da 1ª fase de 
projeto inédito de educação ambiental



A Prefeitura de Valinhos promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 18, no auditório da Câmara Municipal, a solenidade de encerramento da 1ª fase do projeto inédito ‘Turismo Ecológico: Uma proposta para a Educação Ambiental’. Na presença de cerca de 1.500 alunos do 6ª e 9ª anos participantes, foram distribuídos certificados aos diretores e representantes das 12 escolas abrangidas.
A atividade contou com a presença do secretário da Educação, Danilo Sorroce, do secretário da Cultura e Turismo, Wilson Ventura, do diretor de Turismo, Franklin Duarte, dos vereadores Israel Scupenaro e Edson Batista, de representantes da Guarda Civil Municipal (Florestal), monitores de turismo e dos proprietários, José Armando e Luzia Alves de Oliveira, do ‘Sítio Cocais Trilhas’, localizado no bairro Chácara Alpinas, onde é realizada a parte prática do projeto.
Desenvolvido em parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo e a Guarda Civil Municipal (Florestal), o projeto pretende atingir até 2016 mais de 6 mil alunos da rede municipal. “Trata-se de projeto pioneiro que reúne três áreas fundamentais: a educação, o meio ambiente e o município”, ressaltou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
Essa 1ª fase do projeto, segundo o diretor de Turismo, Franklin Duarte, foi desenvolvida durante os meses de setembro a novembro. Além de atividades teóricas em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer in loco as características da reserva ambiental ‘Serra dos Cocais’, que agrega a transição de florestas da Mata Atlântica para o serrado.
Para melhor aproveitamento pelos alunos, a visita dos estudantes ao ‘Sítio Cocais Trilhas’ foi acompanhada por professores de ciência, biologia, geografia e história.  Os proprietários da área e guia de turismo Wagner Bento deram monitoria ao grupo.
Numa área de mais de 70 mil m2, os estudantes percorreram durante duas horas trilhas onde tiveram a oportunidade de observar e receber informações sobre formação geológica da Serra dos Cocais, importância da água e nascentes, fauna, flora, biologia e meio ambiente.
“A propriedade particular é composta por mata atlântica de enconsta, com árvores centenárias de mais de 30 metros de altura, como jequitibás, cedros, canelas, embaúbas e outras, em três fases de florestas: degradada, em recuperação e mata climax (completamente formada), além de uma área de serrado, com cactáceas, mandacaru”, explicou o guia Wagner Bento.
Segundo a coordenadora do projeto, Mônica Santos Silva, o passeio ainda incluiu uma parada para o lanche numa das áreas mais altas de Valinhos, com 920 metros de altitude, onde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a formação rochosa do local, com rochas magmáticas, matacões e outras.

Despertar da consciência - Professora de Geografia aposentada e proprietária do ‘Sítio Cocais Trilhas’, Luzia Alves de Oliveira, ressaltou que, além das orientações e observações in loco, o projeto possibilitou uma politização dos participantes com relação às questões ligadas aos recursos naturais e o meio ambiente.  “Mostramos, por exemplo, a necessidade da preservação da vegetação naquela altitude, para a água e o ar e a consequente qualidade de vida”, destacou a professora.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a atividade integra a proposta de governo do prefeito Clayton Machado que busca a preservação ambiental por meio da conscientização da população, bem como o fomento do turismo.
Para o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, “o objetivo é despertar nos alunos o interesse pela preservação do meio em que vivemos e também o conhecimento, uma vez que muitos não sabem que Valinhos tem grandes áreas de preservação ambientais, de nascentes e recursos hídricos de suma importância para todos nós e para as gerações futuras, como a área da ‘Serra dos Cocais’”, diz.
Franklin ainda acrescenta. “Temos certeza que esta ação garantirá um momento memorável na vida de cada aluno, longe da rotina diária e próximo à natureza. Ecologia não é modismo, é necessidade! E nossa proposta é colocar em evidência o Turismo Ecológico em Valinhos”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário