sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Relembrando... ENSINO COM SEGURANÇA


“Abrir campo à formação de seres de bem e não “de bens”... 
(Dom Bosco – educador salesiano).




A professora Rosimery Eloy é uma daquelas educadoras que confirmam: o bom resultado do aprendizado dos alunos depende da interação entre teoria e prática.
Em 2007, trabalhando com as 4ª séries da EMEF Dom Bosco, de Valinhos, ela aceitou a sugestão da apostila que indicava a utilização de jornais nas aulas de Português.
A reportagem de NOTÍCIAS entrevistou a professora Rosimery, que declarou ter feito algumas experiências, trazendo para suas classes vários exemplares de jornais de Valinhos, Campinas e de São Paulo.
“Queria que os alunos os manuseassem, de modo a elaborarmos um roteiro de aproveitamento, incluindo a possibilidade de que os alunos também levassem o jornal a ser adotado para que seus pais os lessem e opinassem sobre seus conteúdos”.
Nesse período de escolha de um jornal que oferecesse as condições requeridas, NOTÍCIAS foi consultado pela professora Cristina A. M. de Oliveira, que também dá aulas de Educação Física na mesma escola da profa. Rosimery, e que pediu: “quero 130 exemplares de NOTÍCIAS, na última sexta feira de cada mês para ele ser submetido à observação dos alunos e de seus familiares”.
Como editor, fui convidado pela profa. Rosimery para tomar conhecimento da primeira etapa dos estudos. Confesso que foi recompensador tomar conhecimento de como o jornal NOTÍCIAS foi aceito e tem sido útil para os 130 primeiros alunos.
Assim, desde fevereiro de 2007 até hoje, 1º de novembro de 2013, todas as sextas feiras, foram entregues “gratuitamente” 290 exemplares para suplementar os objetivos dos educadores.
O jornal na evolução do ser integral
A professora Rosimery desenvolveu uma ação dinâmica, aproveitando as matérias de NOTÍCIAS para estudar a palavra escrita, que “traduz” não só a comunicação oral, mas também as diversas inflexões do pensamento e dos sentimentos, desvendando emoções e valores e revelando conhecimentos que promovem a evolução do ser racional e sua integração social.
Matérias como as assinadas por Maria Inês Otranto, com temas sobre política nacional ou sobre artes, nas quais aparecem reflexões que usualmente estão fora do domínio do aluno de 4º série, foram importantes para o estudo de vocabulário e seu emprego, como confirmou a profa. Rosimery.
Os textos da pedagoga Josefina Palácio, também colaboradora de NOTÍCIAS há 17 anos, estimularam considerações entre os alunos e suas famílias, que promoveram a autoestima e solidariedade, contribuindo para reafirmar que a educação emana da experiência de exercitar a vida como comportamento, e não apenas de se organizar materialmente para atividades superficiais.
Vale a pena lembrar o conceito que norteava o educador Dom Bosco, patrono da EMEF: “educar é sobretudo participar, trabalhar, conviver, dialogar e transformar”.
E isso ficou patente, quando ouvimos da professora Rosimery: “quando em uma das edições, a coluna Fique de Olho”, escrita pela advogada, professora e especialista em Direito do Consumidor, Elisabete Feltrin, falou do assunto de produtos ricos em gorduras trans, além de tratarmos da parte que cabia nas aulas de Português, repassamos o assunto para a professora Olga A.F. dos Santos, que também aproveitou o contexto em suas aulas de Ciências”.
Como NOTÍCIAS faz muitos artigos sobre Adoniran Barbosa, o filho mais famoso de Valinhos, algumas delas foram estudadas em classe, o que serviu de estímulo para os alunos aprenderem a cantar o Trem da Onze”, sua composição mais conhecida.
A matéria que mostrou os romeiros da zona rural de Valinhos em visita ao Santuário de Aparecida do Norte, com a foto que eles tiraram em frente à Basílica, tendo em mãos o NOTÍCIAS levado para ler no trajeto até lá, promoveu a interação dos alunos do São Marcos com alguns moradores do Macuco, porque despertou o sentimento de carinho expressivo pelos romeiros.
“Uma de nossas alunas fez a seguinte pergunta-sugestão: não podemos na hora de nossa oração pedir também por Tom Santos, em agradecimento por ele estar oferecendo NOTÍCIAS para todos nós?”, contou a professora Rosimery.
Ela também ensinou os alunos como arquivar os textos jornalísticos dos quais eles e seus familiares tiraram proveito e informações, para, se preciso, eles poderem voltar à fonte.
Em nome de todos nós, que preparamos as edições de NOTÍCIAS (Maria Inês Otranto – Dentista, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP); Josefina Palácio – Pedagoga, Diretora da Maple Bear Canadian School Valinhos; Elizabete Feltrin – Advogada, professora de Letras e Especialista em Direito do Consumidor; Karen Sauerweing – formada em Turismo; Wilson Vilela – Advogado, Professor Universitário, Mestre em Administração, Comunicação do Direito e Educação e Diretor do IBCG (Instituto Brasileiro da Capacitação e Gestão); Beatriz Sauerweing – graduada em Comunicação Social e Pós Graduada em Administração de Empresas focada no Mercado de Varejo e Franquia pela FAAP/SP) registro nossa felicidade por este “provão” de carinho e reconhecimento vindo, desde 2007, da EMEF Dom Bosco.
TEXTO
TOM SANTOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário