Agenda Cultural

Prefeitura de Valinhos abre mais 130  vagas em cursos gratuitos de artes, dança e música


O Centro Cultural “Vicente Musselli”, mantido pela Prefeitura de Valinhos, abre mais 130 vagas para cursos nas áreas de artes plásticas, dança flamenca e música, sendo este último em técnica vocal, escaleta e cavaquinho. Com a abertura destas novas vagas, passarão a ser atendidos no Centro Cultural mais de 3.700 alunos nos 19 cursos oferecidos gratuitamente.
As novas vagas se somam às outras 2.015 abertas no início do ano, quando houve um aumento de 50% da oferta (800 a mais que em 2012), possível diante de readequações na grade de horários dos professores e criação de novos espaços para as aulas. Além disso, 1.600 alunos já estudavam anteriormente no Centro Cultural.
Segundo o secretário de Cultura Wilson Ventura, a criação destas 130 vagas abertas agora também integra a proposta de ampliação do atendimento à comunidade determinada pelo prefeito Clayton Machado e foi possível com a contratação de novos professores nas áreas de artes, dança e música.
“Entre os muitos desafios da Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos estão os cursos ministrados no Centro Cultural Vicente Musselli, que desta forma amplia seus projetos de educação e desenvolvimento criativo de descobertas e aprendizados beneficiando alunos vindos de todos os bairros da cidade motivados pelas artes de um modo geral, os principais personagens desta aventura cultural”, diz Ventura.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o próximo dia 17, na secretaria do Centro Cultural, localizado na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, no bairro Santo Antonio. No ato da matrícula, deve-se apresentar uma foto 3x4 recente; uma cópia do RG ou Certidão de Nascimento; e uma cópia do comprovante de residência (conta de luz ou telefone). O telefone para informações é o 3871-3646.

Artes Plásticas – São oferecidas 24 vagas no curso de artes plásticas, para interessados com idade a partir dos 7 anos. As aulas serão ministradas pela professora Adriana Barroso, as segundas e quartas-feiras. Formada pela PUC Campinas, Adriana leciona há 23 anos.
            “Neste curso especificamente, o aluno aprende a partir do espaço disponível, seja o papel ou a tela, a desenhar, a desenvolver sua criatividade, a técnica de misturar as cores, noções de profundidade e perspectivas”, explica a professora.  As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, no período da manhã, e na terça-feira também no período da tarde.

Cavaquinho – O curso de cavaquinho disponibiliza 35 vagas e é ministrado pelo professor de técnicas musicais Philipe dos Santos Silva, que há 7 anos leciona. Ele explica que o curso é voltado para pessoas com idade a partir dos 8 anos, em uma aula semanal (as segundas e quartas-feiras, no período noturno).
           “O cavaquinho é um instrumento relativamente fácil de tocar, possui quatro cordas, pequena dimensão, de sonoridade peculiar usado para acompanhamentos de vários gêneros musicais, entre eles os mais populares como o samba e o chorinho. Conhecido também em outros países, o cavaquinho é utilizado por sua sonoridade em diversas ocasiões e em cada região leva um nome diferente, em Portugal braguinha, no Havaí é ukulele, na Indonésia é uirontijong. No Brasil, ficou conhecido por meio de artistas como Waldir Azevedo, Jacó do Bandolin e os que antecederam esses, Nelson Alves, Canhoto e Garoto entre outros”, conta o monitor.

Técnica Vocal – Os cursos de técnica vocal e escaleta são ministrados pelo professor Luccas Soares e ensinados separadamente. O primeiro, inclusive, irá preparar os interessados que queiram futuramente participar do coral municipal que será criado este ano.
            Ao todo são 35 vagas no curso de técnica vocal para pessoas com idade a partir dos 14 anos. As aulas são dadas para turmas as segundas-feiras, das 18 às 20 horas, e as quartas-feiras, das 20 às 21 horas.
Já o curso de escaleta oferece 30 vagas. As aulas são para turmas de quarta-feira (das 18 às 20 horas, a partir dos 14 anos); quinta-feira (das 10 às 11 horas, de 6 a 11 anos); e de sexta-feira (das 8 às 9 horas; ou das 10 às 11 horas; também para crianças de 6 a 11 anos).  
Segundo Luccas, o instrumento é muito fácil de aprender. “Logo nas primeiras aulas os alunos começam a dominá-lo e a reproduzir os primeiros acordes. A escaleta é um instrumento singular que surgiu nos anos 50. Ao mesmo tempo é de sopro e teclado, como se fosse uma sanfona no qual o ar é impulsionado pelo fole e as teclas dão o tom e os acordes”, explica, simplificando ainda mais a explicação.
“Pode ser vista também como uma espécie de flauta com teclado. Comecei a ministrar o curso em 2011 no Centro Cultural para apenas 4 alunos e hoje temos 40 pessoas de todas as idades, pois a cada ano ele se torna ainda mais conhecido”, completa.

Dança Flamencaa professora Raquel Simões Coelho, que é graduada em Direito e Pedagogia, mas muito apaixonada pela arte da dança, é especializada em Dança do Ventre e Flamenca.

No curso de dança flamenca, já ministrado para mais de 70 alunas, estão sendo disponibilizadas mais 6 vagas, as sextas-feiras (das 17 às 18h30, para alunos com idade a partir de 14 anos e sem idade limite para participar).


Largo São Sebastião recebe a peça Taiô neste sábado, dia 11


         Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Cia de Miolo, de São Paulo, apresentará neste sábado, dia 11, a peça Taiô, no Largo São Sebastião. A apresentação, que integra a programação do Circuito Cultural Paulista, será gratuita, às 10 horas, com duração de 50 minutos.
            A peça é dirigida por Renata Lemes e autoria de Jé Oliveira, que também atua juntamente com Daniel Farias, Danielle Rocha, Edilaine Cardoso e Milton Aires. Na montagem, a Cia do Miolo investiga a possibilidade da construção de asas, em uma metáfora da potencialidade humana. Música e poesia se encontram para ressoar a voz de um "povo-pombo" cansado de migalhas no chão que descobre suas asas para tentar alçar vôos elevados.
            “O espetáculo inicia-se com cenas quânticas em que as figura e atores dirigem-se a uma pessoa ou a pequenos grupos e ali dialogam, apresentam suas questões, convidam o espectador”, conta a diretora Renata Lemes. 


Valinhos firma parceria com Rota das Bandeiras para implantar Caia na Rede e Rota da Educação


             A Prefeitura de Valinhos e a concessionária Rota das Bandeiras, responsável pelas rodovias que formam o Corredor Dom Pedro, firmaram parceria na noite da última quarta-feira, dia 8em Valinhos, para a implantação de dois dos principais programas sociais da Concessionária na cidade, o “Caia na Rede” e o “Rota da Educação”.


            A solenidade foi realizada na sala “Ivan Fleury Meirelles” com a presença de secretários municipais; do diretor da Rota das Bandeiras, Ricardo Rocha, e do gerente de responsabilidade social, Adherbal Vieira; do vereador Popó; de diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal da educação.

            O Caia na Rede, um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo, terá seis salas no município, sendo uma na Biblioteca Municipal e as demais nas escolas Dom Bosco, no Jardim São Marcos; Gov. André Franco Montoro, no bairro Bom Retiro; Vice-Prefeito Antonio Mamoni, no Jardim Figueiras; Horácio de Sales Cunha, no São Bento; e Tomoharu Kimbara, no Macuco.

            O Caia na Rede é um curso de iniciação à vida digital, voltado para cidadãos de baixa renda, que não têm acesso a computadores, ou à população de idosos do município, que pode encontrar no programa a porta de entrada ao mundo eletrônico. Os cursos têm duração de 40 horas e serão ministrados por professores capacitados pela própria Concessionária.

            O Rota da Educação, projeto pioneiro da Rota das Bandeiras, tem a missão de diagnosticar as principais defasagens no currículo escolar quando o assunto é trânsito, meio ambiente ou cidadania. A partir daí, o programa fornece treinamento e material didático aos professores das crianças com idade entre 6 e 10 anos, da rede municipal.

            O programa será implantado inicialmente em duas escolas do município, Heloísa de Carvalho Crissiúma, no Jardim. São Marcos, e Gov. Orestes Quércia, no Jardim. Paraíso. Neste primeiro ano, será desenvolvido com 190 alunos do 1° ano do ensino fundamental. No entanto, a Concessionária e a Prefeitura já firmaram a parceria para que o programa beneficie todos os alunos da rede municipal do 1º ao 5º anos.

            “Valinhos recebeu nossos projetos como poucas cidades e nada mais justo do que retribuir este acolhimento com grandes feitos, números importantes dos nossos investimentos”, afirmou o diretor administrativo e financeiro da Rota, Ricardo Rocha.

            O secretário de Educação do município, Danilo Sorroce, comemorou as conquistas e afirmou que espera mais acordos com a concessionária no futuro. “Temos a ambição de ser referência no quesito educação para trânsito e também somos conhecidos como uma terra digital. Por isso, os dois programas chegam no momento certo”, afirmou.  

            Repercussão – A coordenadora pedagógica da EMEV Vice-prefeito Antonio Mamoni, na Jardim das Figueiras, destacou que a implantação do Caia na Rede vai possibilitar atender um número maior de alunos, com a ampliação do atual laboratório de informática. “Hoje tudo gira em torno da tecnologia e informática. O programa vai favorecer ainda mais nossos alunos”, disse.

            Já o diretor da EMEB Horácio de Salles Cunha, no São bento do Recreio, disse que o laboratório de informática da escola já está desatualizado. “Sempre promovemos cursos de informática para nossos alunos e para a comunidade, pois trata-se de uma região carente do município, que fica distante do centro da cidade. Agora nosso trabalho ficará melhor ainda com a revitalização do nosso laboratório. Nossa escola é a única da rede que atende da educação infantil até o ensino médio e a educação de jovens e adultos.




Coreto do Largo São Sebastião é palco para o projeto “Cantando o Sertão” 

A manhã do último sábado, dia 4, teve um toque especial para centenas de pessoas que passavam pelas ruas do comércio central e foram atraídas por bonitas cantões sertanejas. A surpresa foi o lançamento do projeto “Cantando o Sertão”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O prefeito Clayton Machado também prestigiou o evento que incluiu a programação em comemoração aos 117 anos de Valinhos.    
A estreia do projeto foi marcada pela apresentação do dupla Nani e Robson e da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos. “A ideia é promover no Coreto do Largo São Sebastião todos os finais de semana, um evento que venha trazer ao público que passa pelo Centro da cidade um instante de descontração e divertimento, como este novo projeto, o Cantando o Sertão”, disse o secretário da Secretaria de Cultura e Turismo, Wilson Ventura. 
Prefeito Clayton disse que iniciativas como esta trazem de volta as lembranças dos momentos que não podem ser esquecidos. “Meu governo continuará priorizando os valores humanos, investindo no cidadão e, dentro das possibilidades, promoverá maior comodidade e conforto às pessoas que vêm ao Centro da cidade prestigiar eventos como este, que resgatam a memória e a tradição de nossa gente e a boa música caipira”, destacou.

Programação - Segundo o secretário Wilson Ventura, as próximas edições do evento serão promovidas no último sábado de cada mês, no mesmo horário, com o objetivo de promover grupos musicais em um espaço privilegiado para a música sertaneja, dando a oportunidade aos artistas, duplas e conjuntos locais e regionais de mostrarem seus trabalhos. A apresentação estará a cargo de João Batista e do violeiro Robson Furiozo.
"Além de valorizar o trabalho dos músicos, este é o primeiro de uma série de projetos que a Secretaria promoverá visando resgatar a utilização do coreto do Largo São Sebastião, como palco de apresentações artísticas diversas, levando à população diversas modalidades de entretenimento cultural", completa o secretário. Os músicos interessados em participar da próxima edição, no dia 25 de maio, devem procurar o Centro Cultural "Vicente Musselli", que fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627. Os telefones para contato são 3871.3646 e 9222.9134 (com Robson).




3ª Conferência Municipal das Cidades será realizada em Valinhos nos dias 31 de maio e 1º de junho

A Prefeitura de Valinhos realizará nos próximos dias 31 de maio e 1º de junho a 3ª Conferência Municipal das Cidades com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”. O decreto que convoca a Conferência, assinado pelo prefeito Clayton Machado, estará publicado na Imprensa Oficial do Município, desta sexta-feira, dia 10. O evento será aberto ao público e promovido na Sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal, com debates do tema e palestras.  
A realização de conferências municipais no Brasil todo é norteada pelo ConCidades (Conselho das Cidades), órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades, e que tem por finalidade estudar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. É um instrumento para a garantia da gestão democrática sobre assuntos referentes à promoção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Etapa Municipal
A etapa municipal é o primeiro passo para a futura realização das conferências Estadual e Nacional que serão realizadas respectivamente, entre julho e setembro, e em novembro. Em Valinhos, ela será coordenada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente que também instituirá a Comissão Preparatória Municipal com representantes dos poder público Municipal, sendo Executivo e Legislativo, e da sociedade.
À Comissão caberá ainda definir os critérios para a eleição de delegados para a etapa estadual que por sua vez, as encaminhará à Conferência Nacional para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Missão
A temática da Conferência “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já,” foi proposta pelo Conselho Nacional das Cidades, com a missão de focalizar a discussão na área de habitação, mobilidade e saneamento, indispensáveis ao desenvolvimento urbano, e estimular a participação da sociedade em cada município para, em conjunto, apresentar soluções que melhorem a vida de todos.
A Conferência Municipal caracteriza-se por um espaço de interação e diálogo entre representantes do Poder Público local e a população. Trata-se de um espaço para debate de questões territoriais e elaboração de propostas importantes para o desenvolvimento dos municípios.



Prefeitura e CCR AutoBan trazem projeto “BuZum!” para alunos da Rede Municipal de Valinhos 

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo”, promoverá nos próximos dias 16 e 17, em parceria com a CCR AutoBAn, o projeto itinerante “BuZum! Com o Mundo Português”. A ação integra a programação de comemoração dos 117 anos de Valinhos neste mês de maio e será realizada no estacionamento da Biblioteca Pública Municipal “Mário Corrêa Lousada”, beneficiando mais de 300 alunos, entre 6 e 11 anos, da rede municipal de ensino.
Um ônibus adaptado com som, luz, bancos e ar-condicionado será palco para seis apresentações de teatro infantil que usam a linguagem do Teatro de Bonecos e faz com que todos embarquem em histórias que ultrapassam os limites do tempo, da geografia e da história.
A peça “Mundo Português” conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo com sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias em sua chegada ao Brasil.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a promoção do projeto em parceria com a CCR AutoBan é mais uma importante ação promovida pela Secretaria dentro das melhorias e novos projetos que passaram a ser realizados na administração do prefeito Clayton Machado para o fomento da Cultura. 
Para o diretor de Espaços Culturais, Fabrício Bizarri, que é responsável pela Biblioteca, o projeto “BuZum!” chega a Valinhos neste mês de maio juntamente com uma série de ações em desenvolvimento na Biblioteca visando a melhoria do atendimento aos usuários e o incentivo à visitação deste importante espaço cultural.
“Este projeto vem ao encontro da ampliação dos trabalhos de incentivo à leitura e cultura voltados aos alunos da rede municipal. Também integra a nossa parceria com as secretarias da Educação e de Transportes e Trânsito, dentro do programa municipal de Educação para o Trânsito”, explica o diretor Fabrício que destaca o apoio dos representantes da CCR AutoBan em contemplar o município com o projeto, entre eles, a gerente de Relações Institucionais da concessionária, Marta Calha, que esteve recentemente apresentando-o à Secretaria de Cultura e Turismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário