sexta-feira, 7 de março de 2014

SHOPPING CENTERS – A FORÇA DO VAREJO



No último dia 13, o 1º Fórum de Shopping Centers, organizado e promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com apoio institucional da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), reuniu executivos de varejo e de empreendimentos de shopping centers.
O setor faturou R$ 129 bilhões em 2013, com crescimento de 8,6% (com base em 2012), tendo desempenho acima do PIB (Produto Interno Bruto), segundo dados da Abrasce. O presidente da associação, Luiz Fernando Veiga, afirmou: “Nosso segmento representa uma das mais importantes áreas do País”.


A abertura do fórum contou com a presença do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que atentou para o crescimento da capilaridade do setor e sobre as ações do governo que, por exemplo, visam diminuir para dez dias o tempo de abertura das empresas. Quanto à segurança pública, o governador falou sobre a implantação de bônus para os policiais que atingirem metas, definidas por distrito, que incluem redução de crimes contra vida e roubos.
O presidente do Lide Conteúdo e professor da FGV, Fernando Meirelles, elaborou uma pesquisa que foi respondida pelos executivos presentes. Dos 418 empresários, 47% afirmaram que a economia é o maior obstáculo para o crescimento do setor e 64% acreditam que a evolução será menor nos próximos cinco anos, considerando-se o crescimento dos últimos dois anos.
O diretor executivo de vendas e marketing da rede Magazine Luiza, Frederico Trajano, falou do crescimento do e-commerce e da importância dos investimentos em ferramentas digitais, em tempos de consumidor ‘omnichannel’ – traduzindo literalmente, seria “todos os canais”. É a evolução do varejo multi-canal, focada numa múltipla e perfeita experiência do consumidor, por meio de todos os canais de compras disponíveis para ele. “Nos Estados Unidos, por exemplo, metade das vendas ou são feitas diretamente pela internet ou são decididas na internet e finalizadas na loja física”. O CEO da Livraria Cultura, Sérgio Herz, afirmou: “A loja física é um ponto de experiência e não é mais um ponto de compra”.
A importância do conceito de “pensar localmente e agir globalmente” é consenso entre os executivos do varejo. Homenagens e premiações também marcaram o evento. Afinal, o reconhecimento de boas práticas e talentos, estimula empenho, aperfeiçoamento e crescimento.












   

Nenhum comentário:

Postar um comentário