sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SIGNIFICADO E PROPÓSITO


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar. Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar. Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar. Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de lançar fora. Tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar. Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.” Eclesiastes, 3:1-8






Independente da religião, há consenso sobre a relevância do significado e propósito de todas as coisas, tanto no âmbito pessoal, como profissional. E não dá para negar que, definitivamente há tempo para todas as coisas.
 O economista comportamental americano Dan Ariely, professor na Universidade de Duke (EUA), escreveu sobre o tema, defendendo a teoria de que nem sempre a irracionalidade é ruim. Isto acontece, por exemplo, quando tomamos uma decisão baseada na confiança – que é um conceito irracional, fora da relação custo-benefício. Os inúmeros convites e participações de Dan Ariely em eventos corporativos, atestam que há muitos adeptos de suas teorias.
Ao pararmos para refletir, é bem provável que nos surpreendamos com o número de decisões baseadas em parâmetros irracionais. Mas é bom que fique claro, que este conceito nada tem a ver com irresponsabilidade.   
É natural que ao final de um ciclo sejam feitos relatórios, análises, balanços – qualquer que seja o termo utilizado, o intuito é avaliar, para aprimorar. Assim é nos negócios, assim é na vida.
De fracassos e reveses, ninguém gosta – não sejamos hipócritas. Mas quando acontecem, precisamos tirar proveito e aprendizado. Daí a importância de pautarmos nossas vidas pelo significado e propósito. É no momento do revés que sentimos a diferença! Ser positivamente irracional motiva entendimento além dos fatos. Nem tudo o que parece, é. Nem tudo é o que parece.
Vale a pena refletir sob novos pontos de vista, por mais tortos que pareçam. Mesmo que nos sejam impostos – e como detesto imposições, eis meu maior desafio!
Nestes dias, com a proximidade das festas de final de ano, a sensibilidade aflora mais facilmente. As barreiras, caem mais rapidamente. Parece haver mais espaço para a esperança, pois são muitos os votos de dias melhores. Espero ter contribuído um pouco para que, no correr do ano, houvesse dias mais significativos. Desejo, especialmente aos leitores e colaboradores do Notícias de Valinhos, dias repletos de significado e propósito, em todos os meses do ano!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário