sexta-feira, 17 de maio de 2013

A vida de Drummond



A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu segunda-feira, dia 6, na Biblioteca Municipal “Mário Corrêa Lousada” (Rua Itália, nº 477), a exposição itinerante inédita em Valinhos “Projeto Memória: Drummond, testemunho da experiência humana”, em homenagem a vida e a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade.

A exposição itinerante está levando a produção cultural do poeta mineiro a oitocentos municípios brasileiros, alimentando o debate cultural entre milhares de pessoas. Esta é uma oportunidade singular em que os visitantes poderão conhecer mais sobre um dos mais importantes escritores da literatura nacional e apreciar o rico material exposto pela primeira no nosso município. Além do público em geral, alunos da rede municipal de ensino também visitarão a exposição e assistirão ao vídeo-documentário.
Segundo o diretor de Espaços Culturais e responsável pela Biblioteca, Fabrício Bizarri, a exposição foi oferecida pela gerente de Relacionamento de Governo da agência do Banco Brasil, Ana Lúcia Barroso, que pessoalmente mostrou o projeto ao secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, e prontamente incluiu o projeto neste mês de maio.
A exposição, que pode ser visitada até o próximo dia 30 com entrada franca, integra a programação em comemoração aos 117 anos de Valinhos e é realizado pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a Petrobras. O projeto conta também com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa, guardiã do arquivo de Drummond e dos herdeiros do escritor.
Na oportunidade, os visitantes também podem ter acesso a um livro fotobiográfico e um vídeo-documentário em homenagem a memória de toda uma história da vida privada e pública, nacional e mundial do poeta.

Além da exposição que contará com 16 painéis, os visitantes poderão conhecer as melhorias que estão sendo implantadas na biblioteca municipal para a melhoria do atendimento, que incluem o aumento e modernização do acervo, a readequação dos móveis e espaços e contração de uma bibliotecária que está desenvolvendo a organização de todos os títulos que atualmente somam mais de 23 mil, além de estar à disposição dos usuários para informações.

Nascido há 110 anos, Drummond é a 12ª personalidade homenageada pelo Projeto Memória, desde seu lançamento em 1997, que visa difundir, junto a professores, alunos da rede pública de ensino, historiadores e formadores de opinião, a obra de grandes nomes que contribuíram para a transformação social do país e a formação da identidade cultural brasileira. Em suas edições anteriores o projeto homenageou o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegador Pedro Álvares Cabral, o presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, entre outras personalidades.


Prova de Carinho

Olá Tom, com vai?

Certamente à busca de Notícias!

Recebemos o Notícias há realmente muito tempo. E é sempre muito bom recebê-lo. 
Ele sempre nos remete a memórias que trazemos com saudade, entre tantas, a cobertura jornalística realizada à época de fundação do COHCRIC, Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia lá pelos idos de 1997. 
O teatro com adolescentes, entre eles nossas sobrinhas Daniela e Natália, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Castelo.
É sempre muito bom receber o Notícias pelo rico conteúdo que nos traz seja com artigos culturais, educativos, de orientação e saúde, política e economia, sempre assinados por profissionais gabaritados, seja com mensagem de reflexão e espiritualidade.
Nesse particular, lembramos a coluna assinada por Josefina Palácio, pedagoga e nossa companheira nos primórdios da Pastoral do Menor, ligada à Paróquia São Sebastião e que sempre destaca valores humanos e sociais que todos nós trazemos e que por conta do cotidiano acabam ficando em um indevido segundo plano.
Obrigado pela assiduidade em semanalmente nos entregar um conteúdo que pode ser arquivado e sempre relido!

Abraços
Antonio Fernando F. Mouraria





Nenhum comentário:

Postar um comentário