“O
marketing é essencialmente uma conexão de pessoas com outras pessoas. Daí vem a
força das marcas regionais, do mercado local. Cabe ao profissional de marketing
tornar essas mensagens aplicáveis ao mercado nacional.” Philip
Kotler
O conceito de marketing,
por incrível que pareça, é pouco conhecido. Muitos banalizam ou confundem seu
significado. Ainda há quem acredite ser um plano bem elaborado para convencer o
consumidor a comprar o que quer que se queira vender, mesmo que ele não queira
– um produto, uma ideia, um serviço. E isto não é verdade. O marketing vai
muito além do objetivo de efetuar uma venda, pois envolve a satisfação do
consumidor, escolhas e qualidade de vida.
Nada que seja unilateral,
se sustenta ou perdura. Foi-se o tempo da venda a qualquer preço,
inescrupulosa, irresponsável, inconsequente. Hoje, só é enganado quem se deixa
enganar, já que a informação está ao alcance de todos. As responsabilidades são
compartilhadas, de forma bem democrática. A venda, em poucas palavras, visa a
satisfação de todas as partes envolvidas, através da negociação – portanto, não
pode ser unilateral. Se eu quero ter algo que você quer vender, precisamos
chegar a um consenso, que envolve a análise dos famosos Ps do mix ou composto
de marketing de produtos e serviços: preço, praça, produto, promoção, pessoas,
provas físicas e processos.
Por ter ampla área de
atuação, é exigido do profissional de marketing que tenha conhecimentos
específicos, de acordo com o setor em que atua, ao mesmo tempo que precisa ter
conhecimentos gerais sólidos, que possibilitem tomadas de decisão adequadas. Os
mais conhecidos são o marketing cultural, político, digital, social e de
relacionamento.
É mesmo verdade que nada é
tão bom, que não possa ser melhorado, que novos conhecimentos e atualizações
são imprescindíveis. Haverá, em 1º de setembro, em São Paulo, uma grande
oportunidade para os profissionais de marketing ampliarem seus horizontes! A
HSM apresenta o evento Philip Kotler e Grandes Nomes – Os novos desafios do
marketing mundial em uma visão contextualizada e exclusiva para o mercado
brasileiro.
Para mais informações e
inscrições, seguem os contatos: Grande São Paulo (11) 4689-6666 | outras
cidades: 0800-771-6606 | eventos@hsm.com.br
Para quem curtir a página
da HSM no Facebook, tem desconto: https://www.facebook.com/hsmbr
Além de Kotler, Jaime
Troiano, Walter Longo, Martha Gabriel, Fred Gelli e Renato Meirelles são os
grandes nomes que têm presença confirmada no evento. Ideias trocadas, sempre
podem vir a ser novas ideias! Sempre acreditei que vale a pena investir em
educação, conhecimento e network.
Nenhum comentário:
Postar um comentário