sexta-feira, 24 de abril de 2015

Circuito Sesc de Artes

Projeto busca variedade de linguagens artísticas e o conjunto de atividades para maior difusão cultural




O CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) 'Ayrton Senna da Silva', em Valinhos, se transformará em um grande polo de cultura neste sábado (25) quando receberá uma das mais importantes ações do Estado, o Circuito Sesc de Artes ‘Conectando lugares, circulando ideias’, pela primeira vez promovido no município. 
A população poderá participar de várias atividades gratuitas, voltadas a todas as idades, nesta que é uma promoção do Sesc de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O Circuito no CLT será das 17h às 22h e também contará com apoio das Secretarias de Transportes e Trânsito, Saúde, Defesa do Cidadão, Obras e Serviços Públicos, além do Gabinete do Prefeito. O Centro de Lazer fica na Avenida Dr. Altino Gouveia, s/nº, no Jardim Pinheiros.
O prefeito Clayton Machado disse que trazer para Valinhos ações culturais faz parte de seu programa de governo. "Estamos descentralizando as atividades, levando esporte, lazer e cultura aos bairros. O Circuito Sesc é fruto de um intenso trabalho do nosso governo em fazer parcerias e beneficiar a população". 
O secretário de Cultura e Turismo, André dos Reis, destacou que o Sesc tem um modelo de gestão da cultura e das artes, onde ótimos resultados são obtidos junto à comunidade.

Programação
No espaço dedicado à literatura haverá o estande móvel ‘Leve Livro’, pelo projeto ‘MUDA Práticas de Leitura’, com cerca de 200 livros para leitura e troca. Já no ‘Variante’, pelo projeto ‘Matilha’, os participantes poderão compartilhar histórias a partir de uma instalação poética.
Em outra instalação interativa, dedicada à Artemídia,  os visitantes do Circuito encontrarão o projeto ‘Paisagens Paralelas’, realizado por Duo b e Andrei Thomaz. Com o uso de aplicativos para telefone celular, a proposta é a geração da própria trilha sonora de acordo com as variadas paisagens.
No espaço reservado à Música, o trio paulistano ‘O Terno’ apresenta músicas de seus dois discos: 66 (2012) e O Terno (2014), carregadas de influências da música psicodélica dos anos 60 e da vanguarda paulistana dos anos 80.
A arte teatral também será atração. O Grupo Garajal apresentará o espetáculo ‘Romeu e Julieta: o encontro de Shakespeare com a Cultura Popular”. Haverá também Circo, no projeto ‘Sintonia’, com a performance da Cia. K, com uma fusão de música instrumental, artes circenses e cênicas e imagens multimídia, e participação da Banda Sincrônica. O espetáculo é um convite a uma experiência sensorial de sincronia e contraponto entre imagens, sons e momentos acrobáticos.
Para o diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Circuito Sesc de Artes, estimula a circulação de ideias e de manifestações artísticas para um número ampliado de pessoas, a partir de um comprometimento da instituição com a transformação social, que reforça as parcerias com os órgãos municipais, a cada realização. A variedade de linguagens artísticas e o conjunto de atividades promovem a difusão cultural que, em 2015, alcança 108 cidades no estado de São Paulo”.
Miranda afirma que “essa ação descentralizadora acompanha a história do Sesc desde sua fundação, numa tentativa de intervir no aprimoramento das dinâmicas socioculturais e na promoção da cidadania e da educação permanente”. 
De acordo com os organizadores, a proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade, reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.
Este mesmo roteiro será apresentado em outras oito cidades que compõem a regional do Sesc-Campinas, entre 24 de abril e 10 de maio. No total, serão promovidos 12 roteiros, envolvendo 392 artistas de diversas linguagens como teatro, música, circo, dança, cinema, literatura, artemídia e cultura digital que serão apresentados nas 108 cidades que compõem o Circuito Sesc de Artes, entre os dias 24 deste mês e 10 de maio.
O Circuito Sesc de Artes também está presente na Internet com histórias, personalidades e sabores singulares de cada uma das 108 cidades na série RG, atualizada diariamente. De Valinhos, a série apresenta a trajetória da Banda do Brejo, formada em 1974, pode ser conferida no site: http://circuito.sescsp.org.br.















 Edição n.º 984 - página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário