sexta-feira, 17 de abril de 2015

Conjunto João Rubinato, um trem danado de bom





Dentre as muitas iniciativas que tem como objetivo transmitir a música e o legado de Adoniran Barbosa para as novas gerações, uma merece destaque especial – por seu ineditismo, por sua qualidade e pelo carinho com que cuidam da memória do grande sambista de Valinhos. Trata-se do Conjunto João Rubinato, formado por dez artistas de diferentes formações, que se dedicam a estudar  a vida e a obra de Adoniran e apresentá-las, na forma de um belíssimo espetáculo, a centenas de fãs de todas as idades.
No último sábado, 11 de abril, o Conjunto João Rubinato apresentou-se na Casa das Rosas, na avenida Paulista, em São Paulo, com casa cheia, e emocionou o público com seu show. Na primeira parte do espetáculo, como é de costume nas apresentações do conjunto, houve um bate-papo entre o sobrinho do mestre, Sérgio Rubinato, e o autor destas linhas – no qual a plateia ficou sabendo detalhes saborosos do cotidiano e da carreira do autor de Trem das Onze.



Em seguida, foi a vez de os músicos assumirem o palco. Interpretando as músicas de Adoniran pouco conhecidas do grande público – como Jabá Sintético, Plac-ti-plac, Véspera de Natal, entre outras –, o conjunto mostrou um Adoniran diferente, que surpreendeu até mesmo aqueles que pensavam conhecer bem o sambista. Fechando o show, uma participação especial de Toinho Melodia, autor do tocante “Tributo a Adoniran”, cujo refrão foi cantado em coro por todos os presentes.



Aos fãs de Adoniran e da legítima música brasileira, recomendamos entusiasticamente conhecer o trabalho do Conjunto João Rubinato. Para conhecer um pouco mais da história do conjunto e suas próximas apresentações, acessem: http://conjuntojoaorubinato.blogspot.com.br.
Esperamos que esse trem continue viajando por muito tempo – e que, quem sabe, faça uma parada em Valinhos!


Celso de Campos Jr.
Jornalista, Escritor
Autor de “Adoniran, uma biografia”











Edição n.º 983 – página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário