sexta-feira, 8 de novembro de 2013

JORNALISMO NO SÉCULO XXI


A busca das empresas de Comunicação por soluções mais eficazes para seus clientes, tem sido motivada por vários fatores: o grande número de informações disponíveis, as redações de jornais, revistas e departamentos cada vez mais enxutas e consequentemente o crescente número de profissionais multitarefas. Os novos cenários refletem a nova ordem das coisas. Assim, nascem desafios diários. Não basta parecer – é preciso ser!

Para fundamentar a proposta de soluções em bases sólidas, a EVCOM (www.evcom.com.br) fez uma pesquisa com jornalistas brasileiros. Foram 318 respondentes. Alguns dos números apresentados por Thiago Costa, sócio-diretor da EVCOM, em uma palestra proferida na FAAP/SP, na última terça-feira:

- Respondentes: 57% mulheres e 43% homens;
- Utilização de releases enviados pelas assessorias de imprensa: 56% não utilizam com frequência e 44% utilizam;
- Para aceitar uma pauta, o que considera: 69% relevância, 20% adequação ao veículo, 6% o e-mail recebido, 3% exclusividade e ineditismo e 2% prazo;
- O que faz uma pauta chamar a atenção e emplacar com os editores: 42% ineditismo no assunto, 30% dados que contextualizem a pauta (como estatísticas e pesquisas), 23% alguma curiosidade apresentada e 5% a notoriedade da empresa/especialista;
- Disponibilidade para encontros de relacionamento com fontes (almoços, eventos, viagens): 76% disponíveis e 24% não disponíveis;
- Rede social mais utilizada: 69% Facebook, 17% Twitter, 4% LinkedIn e 10% todas na mesma intensidade.

Planejar, estabelecer e firmar parcerias, criar notícias e proporcionar experiências são soluções sinalizadas pelos números levantados na pesquisa. Thiago Costa confirmou o que tenho comentado em algumas de minhas matérias – “Hoje a divulgação precisa ser baseada em conceitos, ideias e relacionamento.”

Produzir conteúdos independentes e multi meios é mais que uma tendência, já é realidade – texto, foto, vídeo, games e aplicativos – várias plataformas interagem para melhor comunicar. Portanto, com dedicação, criatividade e relacionamentos bem estruturados, a comunicação eficaz e integrada acontece.











Nenhum comentário:

Postar um comentário