quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Renovando sentimentos



Quando buscamos a definição da palavra "sentimento", encontramos que é ato ou efeito de sentir, sensibilidade, sensação íntima, afeto, intuição, etc.
O mais perfeito de todos os sentimentos é o amor. Poderíamos dizer que ele é a soma de todos os outros.
A capacidade de amar é inerente às criaturas, mas só atingimos o amor puro por conquista, pelo exercício desenvolvido nos relacionamentos durante nossas experiências emocionais.
O amor precisa ser aprendido, construído. Antes de atingi-lo em plenitude, passaremos por estágios iniciais, onde prevalecerão o egoísmo, o orgulho e a vaidade, carros-chefes dos sentimentos destrutivos.

O grande desafio para a construção de nossa felicidade é a transformação destes estados emocionais negativos iniciais em sentimentos positivos. Por exemplo, a tristeza em alegria, a revolta em resignação, o medo em confiança, e assim por diante.
A Ciência já comprova materialmente que certos sentimentos são altamente danosos, comprometendo nosso corpo físico em razão da negatividade vibratória.
Não podemos deixar de sentir, mas precisamos estar vigilantes para trabalhar os sentimentos que afloram, renovando-os com nossa razão e vontade.
Será possível uma renovação imediata?
O ser humano, em seu momento evolutivo, busca resultados sempre muito rápidos, mas devemos lembrar que a natureza não dá saltos, que necessitamos de tempo, disciplina, dedicação e muita força de vontade para efetivarmos a transformação necessária do nosso sentir. A paciência é virtude de poucos, embora devesse ser exercitada por todos. Ser paciente não significa aguardar dos resultados sem esforço, mas sim, ser operante diante daquilo que nos compete, sabendo esperar a devida maturação do resultado.
Para toda construção bem realizada exige-se tempo. Renovar sentimentos não é uma simples reforma, mas um trabalho de reconstrução. Demolir a casa velha e construir uma nova. Reconstruir é mais eficiente do que remendar. Não se deve colocar remendo novo em pano velho, os resultados serão sempre aquém daquilo que esperamos.
A reconstrução requer planejamento e estratégia para que não desperdicemos material, nesse caso, nossas próprias energias; e para isto, necessitamos do autoconhecimento.
Para chegarmos a esta condição de controle emocional e comando mental, precisamos de exercícios.
Podemos comparar com os exercícios praticados em atividades físicas, nos primeiros dias até a adaptação sentiremos desconfortos, desânimo e falta de confiança frente ao objetivo traçado, mas necessitamos de tempo, persistência, coragem e determinação frente à conquista sonhada.
Renovar sentimentos traz uma vantagem imediata de sermos senhores e senhoras de nós mesmos, termos pleno controle de nossos pensamentos e atos dentro do que nos é possível no momento evolutivo em que nos encontramos e, acima de tudo, sermos partícipes na construção do amor de Deus no mundo.



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário