sexta-feira, 28 de abril de 2017

Lente de catarata “importada” ou “nacional”?



A cirurgia de catarata é hoje uma das mais realizadas no mundo todo e com o envelhecimento da população a tendência é que só venha a aumentar.
Uma dúvida muito frequente que os pacientes com catarata nos trazem é sobre que tipo de lente intraocular implantar. Na cirurgia de catarata é retirado o cristalino opaco (a catarata propriamente dita) e implantada uma lente intraocular que ficará permanentemente “fixada” no interior do olho.
Gosto de usar o exemplo de quando vamos na ótica comprar um óculos. Saímos da consulta oftalmológica com uma receita para óculos de grau e entramos na ótica. O vendedor nos oferece alguns tipos de armação e diversas lentes com diversas propriedades. Temos lentes para óculos com anti-reflexo, com acabamento especial, com a possibilidade de escurecer no sol, com material de alta densidade que possibilita que a lente seja mais fina, etc... Os valores dessas lentes de óculos também variam bastante, indo de menos de R$100,00 até mais de 3 ou 4 mil reais por lentes multifocais.
Assim como as lentes de óculos, as lentes intraoculares usadas na cirurgia de catarata, apresentam várias marcas e modelos com propriedades particulares.
Os planos de saúde, cobrem em geral somente lentes de propriedade esférica, que são popularmente conhecidas por “lente nacional”. São lentes que apresentam distorções significativas nas bordas da imagem.





Lentes asféricas apresentam propriedades que compensam essa distorção das bordas, possibilitando melhor visão.
Outros tipos de lentes ditas “Premium” ou “especiais” e que também são popularmente chamadas de lentes importadas são as seguintes:

Tórica: Corrige o astigmatismo. Vem com pontos de marcação para mostrar o exato posicionamento axial que devem ter.

Multifocais: Apresentam, em geral, anéis na sua superfície e possibilitam visão de longe e perto adequadas, porém, não oferecem nítida visão intermediária.

Trifocais: As lentes intraoculares trifocais são as mais comentadas na atualidade e proporcionam uma visão nítida – perto/intermediária/longe.




Resumindo, existem no mercado diferentes tipos de lente intraocular para cirurgia de catarata. Vale a pena essa discussão com o médico antes da realização da cirurgia. Se possível, sempre dar preferência para as lentes asféricas ou superiores.

Para mais informações sobre cirurgia de catarata:
























Edição n.º 1007

Página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário