sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CIDADES E OPORTUNIDADES


            “A urbanização do mundo continua num ritmo bem intenso e, com isso, está havendo uma grande mudança do equilíbrio econômico para o leste e o sul do planeta, numa escala sem precedentes!” (Da revista Gerente de Cidade, número 63)

As cidades são organismos vivos. Sejam pequenas, médias ou grandes, precisam de organização e boa administração. O conhecimento, aliado à interação e participação, podem gerar resultados excepcionais. Principalmente no que diz respeito à qualidade de vida da população.
Continua sendo oportuno ressaltar a importância dos servidores municipais, há pouco empossados. E a dos munícipes também! Todos terão os próximos quatro anos como plataforma para se desenvolver e trazer crescimento às cidades.
Bem, este é o ‘mundo ideal’. Então, falemos do ideal: é a cidade, que se prepara para conviver e interagir com os candidatos eleitos. É a população, que exige um mínimo de capacitação intelectual e acadêmica dos que pleiteiam uma colocação no mercado de trabalho das esferas públicas.
Vale lembrar que neste mundo ideal, há capacitação e vontade de aprender e trabalhar.
É mesmo lamentável constatar falta de comprometimento e conhecimento. Mas nem tudo está perdido. Porque há inúmeras ferramentas para tirar – mas apenas quem quiser – da chamada ‘zona de conforto’.
Um curso de extensão, um treinamento, uma pós-graduação ou um MBA, são algumas ferramentas que podem tornar viável e produtivo o exercício dos mandatos, nas esferas municipais, estaduais e federal.
Quando o preparo acontece antes do início do mandato, melhor. Mas investir em educação é sempre um sábio investimento! E nunca é tarde!
Na última terça-feira foi oficialmente anunciado um novo curso na FAAP/ SP (Fundação Armando Álvares Penteado): Master of Public Administration em Gestão de Cidades. Tem como objetivo, “capacitar o participante com as mais modernas técnicas e ferramentas para o aprimoramento da gestão de cidades brasileiras de médio e grande porte”. O professor Mario Pascarelli Filho é o coordenador do curso e aguarda a formação da primeira turma.

Vida longa ao novo curso!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PROVA DE CARINHO



            Hoje só há espaço para os agradecimentos. Alguém já ouviu falar em ‘agradecimento generalizado’? Pois é. Na semana passada usei, como referência, a história e imagens de ‘Borges, O Gato’ – página divertidíssima no Facebook. Assim que recebi o exemplar do jornal, fotografei tudo e postei no mural.

            Não tinha dúvida de que os fãs gostariam da homenagem ao Borges. Sabia também que ‘ele’ ficaria animado. Mas foi melhor do que pensei! Até uma valinhense e uma itatibense se manifestaram ao verem a capa do jornal estampada por lá!
            O texto e as imagens que enviei foram publicados no blog, domingo à noite – um sucesso! E foi muito bacana responder às manifestações dos fãs. Tudo bem que são fãs do Borges. Mas não é que acabei ganhando uma fã e vários elogios?! Humildemente agradeço, mas preciso admitir – é muito bom... Quem gosta de escrever, gosta de ser compreendido, de ser relevante. Foi exatamente o que senti.

            É por isso que hoje estão aqui, especialmente para os leitores do Notícias, as fotos da página do blog. E reforço o convite para visitarem a página do Facebook. Assim poderão ter uma melhor ideia dessa interação, tão cheia de diversão e informação!

            Meus ‘agradecimentos generalizados’: ao editor deste jornal, pelo espaço que tenho aqui para publicar meus textos. Aos leitores de todas as semanas, em Valinhos e arredores. Aos meus pais, que me ensinaram a amar gatos desde sempre. À minha filha, que não desistiu até que aceitasse termos uma gata em casa (na época os sofás eram novos!). À minha irmã, que foi com ela buscar a gata no dia da adoção. Aos sites que disponibilizam orientação aos que desejam adotar animais. À nossa gatinha Tapioca, que me reaproximou da Gatidade e de outros humanos com gatos. Aos fãs do Borges, e outros tantos gateiros, tão receptivos e calorosos. Ao próprio Borges, tão generoso – dividiu comigo espaço e fãs, sem sequer me conhecer. Enfim, muito obrigada.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

LIVROS E IMAGENS, FATOS E FOTOS




            “No meu trabalho, como escritor, eu só fotografo em palavras, o que vejo... Meus dias, meus anos, minha vida viu altos e baixos, luzes e trevas. Se eu escrevesse só e continuamente da ‘luz’ e nunca mencionasse o outro, então como artista eu seria um mentiroso.” – Charles Bukowski (escritor alemão)




            Está tudo interligado. Os textos são palavras que descrevem imagens, fatos. Narram histórias verídicas, inventam a ficção possível e a impossível. De letra em letra, palavra em palavra, frases se formam e o leitor imagina, visualiza, vislumbra.
            As imagens e as fotos se traduzem em textos, que criam outras e mais outras fotografias e filmes na mente, num círculo infinito de imagens e textos. E tudo nasce do anseio, do sonho, das viscerais necessidades de ser e pertencer – características tão humanas!


            Nesta semana foi o Dia do Leitor e o Dia do Fotógrafo, respectivamente nos dias 7 e 8. Leitores, quase todos somos, de um jeito ou de outro. De uns tempos para cá, com a popularização das câmeras digitais, a maioria quase se sente fotógrafo – quase... Mas como em tudo que acontece, o lado bom é a intimidade que tem se criado entre textos e imagens – independente da qualidade dos materiais produzidos, já que há de tudo, um pouco.

         
    Nas redes sociais vemos os melhores exemplos dessa interação. Um deles é uma página do Facebook chamada ‘Borges, o gato’ (também tem Twitter e blog). São, ao mesmo tempo, personagens reais e fictícios, pois Borges é um gato branco que existe mesmo e se transformou em personagem. Ele ‘lê’, ‘escreve’, ‘filosofa’! Tem uma irmã preta, que é ‘a Gata Christie’ e seu tio rajado ‘Mário Grey’. E, lógico, a família de humanos – apenas figurantes. Os textos são ágeis, divertidos, criativos e inteligentes, assim como as imagens dos felinos e suas peripécias. O sucesso é grande e o número de ‘curtidores’ da página aumentou muito nos primeiros dias de 2013. Vale acompanhar! E como a Humanidade está um tanto difícil de aturar, conhecer um pouco mais da Gatidade pode abrir novos horizontes!