sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CIDADES E OPORTUNIDADES


            “A urbanização do mundo continua num ritmo bem intenso e, com isso, está havendo uma grande mudança do equilíbrio econômico para o leste e o sul do planeta, numa escala sem precedentes!” (Da revista Gerente de Cidade, número 63)

As cidades são organismos vivos. Sejam pequenas, médias ou grandes, precisam de organização e boa administração. O conhecimento, aliado à interação e participação, podem gerar resultados excepcionais. Principalmente no que diz respeito à qualidade de vida da população.
Continua sendo oportuno ressaltar a importância dos servidores municipais, há pouco empossados. E a dos munícipes também! Todos terão os próximos quatro anos como plataforma para se desenvolver e trazer crescimento às cidades.
Bem, este é o ‘mundo ideal’. Então, falemos do ideal: é a cidade, que se prepara para conviver e interagir com os candidatos eleitos. É a população, que exige um mínimo de capacitação intelectual e acadêmica dos que pleiteiam uma colocação no mercado de trabalho das esferas públicas.
Vale lembrar que neste mundo ideal, há capacitação e vontade de aprender e trabalhar.
É mesmo lamentável constatar falta de comprometimento e conhecimento. Mas nem tudo está perdido. Porque há inúmeras ferramentas para tirar – mas apenas quem quiser – da chamada ‘zona de conforto’.
Um curso de extensão, um treinamento, uma pós-graduação ou um MBA, são algumas ferramentas que podem tornar viável e produtivo o exercício dos mandatos, nas esferas municipais, estaduais e federal.
Quando o preparo acontece antes do início do mandato, melhor. Mas investir em educação é sempre um sábio investimento! E nunca é tarde!
Na última terça-feira foi oficialmente anunciado um novo curso na FAAP/ SP (Fundação Armando Álvares Penteado): Master of Public Administration em Gestão de Cidades. Tem como objetivo, “capacitar o participante com as mais modernas técnicas e ferramentas para o aprimoramento da gestão de cidades brasileiras de médio e grande porte”. O professor Mario Pascarelli Filho é o coordenador do curso e aguarda a formação da primeira turma.

Vida longa ao novo curso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário