sexta-feira, 6 de junho de 2014

Brindisi, Alberobello e outras







Salentu: lu sule, lu mare, lu ientú (Salento: o sol, o mar, o vento)



A região do Salento, na Puglia, é o “taco da bota” da Itália, isto é, uma mini-península no sul da península itálica e uma verdadeira joia mediterrânea, com praias lindas, comida simples e deliciosa, bom vinho regional, habitantes hospitaleiros e alegres, arquitetura maravilhosa e antiga, muralhas ancestrais (1) e, por todo lado, oliveiras com muitas centenas de anos de vida (2).



A Puglia é uma planície que tem do lado leste o mar Adriático (3) (com a costa voltada para a Croácia e a Albânia, visíveis em dias muito límpidos) e no oeste o mar Jônico.
As praias do Salento foram eleitas as mais limpas de todo o país! Além disso, há o charme fascinante das inúmeras cidadezinhas litorâneas, e a beleza barroca e impressionante de Lecce, cidade poucos quilômetros ao sul de Brindisi e situada mais no interior da península.
Esse conjunto de qualidades faz com que atualmente o Salento seja o destino de verão mais procurado pelos italianos  e demais turistas que viajam pelo país.
Por muitos anos, a cidade de Brindisi foi a porta de entrada e saída para os viajantes no sul da Itália, quer vindos da Grécia (foi em Brindisi que Virgilio, o famoso escritor grego, morreu) ou das terras do leste mediterrâneo (invasores, conquistadores e piratas otomanos).
Nessa terra podem ser encontrados traços da história do império romano, como anfiteatros a céu aberto, e belas igrejas medievais restauradas: o Duomo (4) é uma catedral do séc. XII!



A pequena distância de Brindisi, encontram-se cidades litorâneas cheias de charme, ensolaradas, banhadas por um mar sempre muito limpo e azul, e refrescadas pelo vento que sopra o tempo todo, aliviando o calor: Polignano al Mare, Monopoli, Torre Canne. E outras mais no interior da península, como Ostuni, Locorotondo, Alberobello, Fasano, e as Grotte Castellane (um complexo de cavidades subterrâneas de grande interesse do ponto de vista espeleológico e turístico).


Alberobello é lindíssima e famosa por suas características construções, os “trulli“ (5), que desde 1996 são Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. As casinhas de alvenaria (onde originalmente se armazenavam as colheitas de azeitonas) são redondas, pintadas de branco, cobertas por um telhado feito de lascas de pedra plana.
As suas ruelas estão sempre lotadas de turistas, já que o comércio, principalmente de artesanato, é famoso na região. A especialidade gastronômica de Alberobello são os doces de amêndoas e os “amaretti”.
E, semana que vem: conhecer Lecce e arredores!

Ah! Que delícia de férias!



Nenhum comentário:

Postar um comentário