sexta-feira, 27 de junho de 2014

IPTU VERDE


Reduções em tributo para imóveis arborizados podem ser solicitadas até o próximo dia 30 em Valinhos

Cerca de 400 pedidos já foram feitos junto à Prefeitura de Valinhos para a obtenção de reduções no IPTU de 2015 que variam de 20% a 45% em áreas arborizadas. Mas até o próximo dia 30, prazo final para requerer a redução, o número de pedidos deve chegar a 600. "Com o benefício, oferecido anualmente, a administração municipal busca incentivar a preservação do meio ambiente e o crescimento das áreas verdes em território valinhense", explica o prefeito Clayton Machado.
As reduções oferecidas pela Prefeitura de Valinhos seguem três faixas, conforme a área verde (veja abaixo). Para conseguir o benefício, os imóveis em região urbana precisam ter áreas arborizadas, seja de forma natural ou reflorestada, inclusive espécies frutíferas para fins comerciais.
O pedido deve ser protocolado na Prefeitura, na Divisão de Protocolo Geral, no horário do expediente (das 9 às 16 horas). A solicitação, de acordo com o artigo 131 do Código Tributário do Município, deve estar acompanhada de croqui ilustrativo do imóvel, contendo a sua localização e a identificação de áreas não edificantes, fotografias e, conforme o caso, laudo técnico realizado por profissional qualificado. Também são necessárias cópia do carnê de IPTU de 2014 e o recolhimento da taxa de expediente no valor de R$12,88.
A legislação que incentiva a adoção de medidas sustentáveis em Valinhos considera arborização natural ou reflorestada a área contendo espécies nativas (flora nacional) ou exóticas, em qualquer estágio, inclusive mudas. “Mesmo os contribuintes que começaram a arborizar seu imóvel há pouco tempo poderão requerer o benefício até o prazo previsto para que o desconto seja oferecido no imposto de 2015”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente e engenheiro agrônomo, Fernando Antoniazzi, ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
O fiscal do Departamento de Meio Ambiente, Fábio Prazeres, que atua há anos na análise das solicitações, conta que os pedidos de redução de IPTU em áreas arborizadas passaram, em uma década, de 150 a cerca de 600 em 2013.
“Eu observo durante as vistorias que faço às propriedades que há de fato uma consciência ambiental e uma vontade dos seus responsáveis em manter ou aumentar as áreas verdes visando, principalmente, a preservação do meio ambiente com o plantio de variadas espécies arbóreas. Sem dúvida esta atitude contribui para a qualidade do meio ambiente, incentivada pela legislação que é uma ferramenta para colaborar com esta finalidade”, acredita o fiscal.
A arquiteta Miriam Senna, de 57 anos, é exemplo de contribuinte que não vê apenas a questão financeira quando entra com o pedido para obter a redução no IPTU. Há mais de 20 anos reside em uma propriedade no bairro Chácaras San Fernando e há 10 anos requer o benefício. “Com certeza é bom para o bolso, mas é melhor para o meio ambiente. Tenho redução de 45% de IPTU, pois a maior parte de minha propriedade, que tem 1.600 metros quadrados, possui muitas espécies de árvores, inclusive ipês, Pau Brasil e frutíferas. Não abro mão de viver em meio à natureza”, destaca. 

Veja abaixo as faixas de redução de IPTU para áreas arborizadas estabelecidas pelo Código Tributário:

- a primeira, de 20%, é para o imóvel que tenha entre 20 e 30% de área de terreno com arborização, seja ela natural ou cultivada para fins comerciais.
- a segunda, que oferece 30% de redução, atende os contribuintes que tenham 30% e 50% do seu imóvel com árvores plantadas.
- a terceira faixa oferece 45% de abatimento no imposto para propriedades com mais de 50% de espaço arborizado.

Os interessados em obter informações podem entrar com contato com a Secretaria da Fazenda, pelos telefones 3849-8029 ou 3849-8033.











Nenhum comentário:

Postar um comentário