sexta-feira, 6 de junho de 2014

Na pele do urso!...


     
“Serena é uma mãe ursa de oito filhotes. Tem muita flexibilidade, o que vem confirmar um velho ditado dos ursos: “Faça o que for preciso para se adaptar. Não importa o lugar ou a situação em que você esteja.”
Se a floresta não lhe oferece o que você precisa, vá para o campo. Se o repolho anda meio escasso, vá atrás do amentilho. Se as frutas vermelhas não são suficientes, se abasteça com nozes. Se o urso de quem você gosta não está disponível, procure outro. Se você não tem os seus próprios filhotes, adote alguns.
Se você mora num lugar sombrio, vista seu casaco preto. Se a sua casa fica numa ladeira aberta e ensolarada, use roupas cor de canela para não morrer de calor. E já que há humanos por toda a parte, aprenda a suportá-los, mesmo quando eles são incômodos e chatos, e quando eles não respeitam os limites (inclusive os estabelecidos por eles próprios).
Por serem tolerantes, os ursos, tempos após a colonização da América do Norte, ainda tentam suportar os golpes desferidos contra eles e se mantém firmes (apesar do desastre nada natural ocorrido na coroação britânica de 1953. quando 700 ursos pretos se transformaram em chapéus da Guarda Real)”.



Somos tentados a nos acomodar diante das dificuldades, das barreiras, dos obstáculos... No entanto, precisamos recorrer à inteligência, à criatividade, à capacidade de descobrir novos caminhos e soluções.
Queremos cultivar a flexibilidade, que nos faz entender que muitas vezes as coisas são diferentes do que pensamos. Que nos faz acreditar no novo, no que ainda não foi experimentado.
A nossa convivência no cotidiano, pode ser mais tranqüila e feliz, se nas situações de atrito e incompreensão, tivermos gestos de aproximação. Certamente ceder um pouco é uma arte. A tolerância traz possibilidades de reflexão, compreensão e mudança.
Quando nos dispomos a respeitar cada pessoa como realmente ela é, as atitudes de flexibilidade e tolerância são necessárias. Somos seres diferentes. E... Todos nós somos fontes de uma gama imensa de dons, talentos, qualidades, habilidades, capacidades...
Que estejamos atentos às coisas boas e positivas que podemos construir junto com os outros.

Que sejamos flexíveis e tolerantes com sabedoria, sem abdicar dos princípios e valores básicos da nossa vida!








Nenhum comentário:

Postar um comentário