sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lecce, Otranto e Gallipoli





Nessa região da Puglia, além da paisagem de praias de areia branca banhadas por dois mares (Adriático e Jônico) e jardins de velhas oliveiras, os passeios pelas cidades rurais milenares e bem conservadas são muito valorizados pelos inúmeros turistas que apreciam esse tipo de roteiro.
A principal cidade, Lecce, foi fundada há 2.000 anos, e foi palco de diversas invasões ao longo do tempo, tendo sido dominada pelo Império Romano. Foi povoada por latinos e gregos, o que deu origem ao dialeto em uso até hoje uma mistura de latim com grego antigo, bem diferente do italiano que comumente conhecemos. No século XV iniciaram-se as construções que hoje fazem a cidade ser conhecida como a “Firenze do Sul”, graças à rica arquitetura barroca que domina todo o centro histórico, cheio de detalhes nos balcões e nas varandas, janelas e portas.
São imperdíveis a visita à Basílica de Santa Croce (1), construída há mais de 600 anos, e sua detalhadíssima fachada esculpida em pietra leccese; ao Palácio do Governo, que ocupa o antigo convento; e à catedral da cidade, o Duomo (2). Com quase 900 anos de idade a catedral é considerada uma das mais impressionantes da Itália. No fim da tarde, a praça em frente é iluminada e se torna um encantamento!

A principal praça de Lecce, a Sant’Oronzo, tem o nome do patrono da cidade. Ela marcava o fim da Via Appia, construída pelos antigos romanos para ligar a região à Roma. Ali também se encontra a parte visível do Anfiteatro Romano (3) (séc. II d.C.) que, nos tempos do Império, tinha 25.000 lugares!

Não se pode deixar de ir a Otranto (4), cidadezinha debruçada no mar, muito linda e de riquíssima história: seus arredores são habitados desde o período neolítico! Depois, foi povoada por gregos e romanos quando, graças a seu porto, se tornou a cidade mais importante da Puglia, na época. Hoje, um passeio por suas ruelas mostra lojinhas, cafés e restaurantes, além de um belíssimo castelo medieval!
Gallipoli é parecida com Otranto, mas um pouco maior e mais estruturada para o turismo. Conhecida como “pérola do Mediterrâneo”, a cidade fica do lado Jônico, o que permite admirar um deslumbrante por-do-sol no mar!


Com os olhos, a alma e o coração cheios de alegria por essa viagem tão gostosa, volto ao Brasil já com saudades da Itália dos meus avós...


Nenhum comentário:

Postar um comentário