sexta-feira, 6 de junho de 2014

O VALOR DO NEGÓCIO


“Valorizar as pessoas é valorizar o próprio negócio.” – Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil



        A revista NOVAREJO, que acesso através de seu portal na internet, informa sobre tudo que acontece no setor varejista. Tendências, práticas e valores, do ponto de vista de todos os envolvidos – fabricantes, consumidores, consultores, economistas, micro/ médio e grandes empresários. 
        O mundo é, ao mesmo tempo, grande e pequeno. Cada dia mais, surgem generalistas e especialistas. A valorização do “ter” esbarra na do “ser”, gerando mudanças. Aparentemente, tudo bem contraditório. Mas não. As possibilidades infinitas, advindas da globalização, da intensa transmissão de informações, revolucionaram a sociedade moderna.
        A transparência é crescentemente desejada, valorizada e até mesmo exigida, em todos os setores da sociedade. Principalmente em um país como o Brasil, que tem sido assolado pela falta de valores e princípios.
        Por tudo isto, o setor privado busca o caminho inverso: a valorização das pessoas – sejam elas seus colaboradores ou consumidores.
        Em entrevista à NOVAREJO, Bruno Mendonça, responsável pela área de conteúdo do GPTW (Great Place To Work), afirmou que “A identidade de uma empresa ou de qualquer grupo social se constrói e se manifesta através das pessoas. A partir do momento que os indivíduos tomam para si a missão e os valores da organização, o maior comprometimento com as metas almejadas torna-se inevitável.”

        À parte as motivações para as manifestações públicas do último ano, esse movimento da sociedade tem sido muito positivo. A maior parte da população está cansada de atos escusos. Olhemos então com atenção para a “cara do varejo”, e constataremos as mudanças.
        Na última semana, foi inaugurada uma nova unidade da Riachuelo em São Paulo, em plena Avenida Paulista, em um prédio de 6 andares, com 4,5 mil metros quadrados. Iluminação potente, decoração predominante em preto e branco e muito vidro, exprimem transparência e elegância, em todos os detalhes. E como se sabe que “retail is detail” (varejo é detalhe), até a escada rolante tem seu maquinário à vista!
        Informações e produtos são abundantes e variados. Para abastecer as 224 lojas próprias, a marca tem o maior parque fabril da América Latina, garantindo preços acessíveis e novidades constantes.
        Este é mais um exemplo de que todos podem ganhar – empresários, colaboradores e consumidores se beneficiam, se sentem e são valorizados.
        Faço votos de que estes anseios tão legítimos alcem voo e contagiem com valores e princípios sólidos, os demais setores da sociedade.






       
         











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