quinta-feira, 19 de junho de 2014

DOAÇÃO DE SANGUE E VIDA



Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO, nasceu num dia 14 de junho. Por esta razão, no ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.
No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue; 89% desse total é obtido em países de rendas altas. É preciso lembrar que uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Em muitos casos, a transfusão de sangue é a única esperança de vida.





O procedimento é simples, rápido e indolor:

O volume coletado é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.
O doador não se expõe a nenhum risco de contaminação.
A doação de sangue não engorda e nem emagrece, não afina e nem engrossa o sangue.
Não é necessário jejum, porém após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar, mais uma vez, por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios, que tenham doado para seus familiares, se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário