sexta-feira, 13 de junho de 2014

Morder o calcanhar!...



Certamente já ouvimos a fábula de Esopo que “conta da formiga sedenta que veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás de uma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela agradeceu à formiga: “Obrigada, querida amiga.”




É bom estarmos sempre atentos para agirmos com atitudes de gratidão por tudo que recebemos de Deus e das pessoas.
É comum termos uma postura individualista diante dos fatos e acontecimentos.
Bem diz Augusto Cury, que “nos dias de hoje falta individualidade e sobra individualismo. A individualidade preserva o “eu interior”, alicerça a estrutura da personalidade, consolida a maneira de ser, pensar, enxergar o mundo e a nós mesmos. O individualismo, por sua vez, representa viver para si, procurar o sucesso somente para se satisfazer, explorar a sociedade sem dar quase nada em troca.”
“Os individualistas não são prestativos, pouco se importam se a sociedade vive uma comédia ou um drama. São egocêntricos, consideram-se donos da própria vida, não tem consciência de que dependem de inúmeras pessoas para manter sua sobrevivência.”
É preciso educar as crianças e jovens para o compromisso social. Para o sentido do reconhecimento, da partilha, da gratidão...
E nós, os adultos? Como anda a nossa solidariedade, a nossa sensibilidade e a nossa ação no convívio com as pessoas?
É tão simples dizer, “Obrigado, meu amigo!”













                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário