sexta-feira, 6 de junho de 2014

PELÉ E A COPA






Podemos até discordar de Pelé, em razão de posturas pessoais por ele assumidas quanto ao não reconhecimento da paternidade da sua filha que, logo depois de tê-la reconhecida pela justiça, veio a falecer. Não sabemos por que Pelé adotou essa postura e não somos ninguém para estabelecer um juízo de valor ou mesmo julgar alguém, tarefa que compete à justiça humana e num patamar mais elevado à justiça divina. Contudo, não podemos desconhecer que Pelé é um patrimônio nacional, um embaixador do Brasil, seja que governo esteja instalado no país. Nesse sentido, precisamos entender a postura do rei Pelé — que não está circunscrita a esse ou àquele governo —, mas ao apelo que ele faz para que o Brasil faça bonito na Copa, não só em campo, mas, sobretudo, na recepção dos jornalistas e turistas estrangeiros, com o seu patriotismo sincero, de amor ao Brasil, de quem honrou a camisa verde e amarela enquanto brilhou nos campos, garantindo a fase de ouro do futebol brasileiro, especialmente com a conquista do tricampeonato em 1970.

Mas os tempos hoje são outros e sabemos que os sentimentos negativos do momento têm as suas justificativas, mas o rei Pelé está certo em defender o Brasil e procurar levantar a autoestima do povo. Por causa disso ele está sendo criticado nas redes sociais, pois o pessoal associa esta defesa do Brasil com a defesa do atual governo. Não é bem assim. Pelé é mais do que tudo isso. Pelé não está interessado em ver o governo ou quem quer que seja se valer desse magno evento para dele tirar proveito. Por isso a sua posição deve ser entendida. Não vamos esperar um Pelé contaminado pelo pessimismo. Ele sempre será um patriota. Aliás, Pelé é, ao lado de Ronaldo, um dos embaixadores da Copa do Mundo e já se declarou envergonhado pelo não cumprimento da pauta de obras e serviços assumidos pelo Brasil com a Fifa para sediar o evento, visto que os estádios (arenas) estão inacabados e quando acabados, mal acabados, ausentes das obras de infraestrutura dos entornos e dos acessos — que continuam precários —, e que deveriam melhorar a qualidade e a mobilidade da vida urbana da população.

Mas o fato é que o tempo da Copa está começando. Aos poucos vamos nos dando conta de que, apesar dos inúmeros problemas políticos e econômicos, e de um pessimismo que não é característico do povo brasileiro, o megaevento esportivo do mundial do futebol vai acontecer agora, no dia 12 de junho (dia dos namorados, não esqueçam), e aqui no Brasil. É certo. E salvo melhor e mais abalizado juízo, a festa vai contagiar, como em outros tempos, pois o futebol, e de modo especial o futebol-arte faz parte da identidade nacional.

Esperamos que a Copa seja mesmo uma catarse e possa fazer explodir a alegria do povo, e que esses dias sejam de entretenimento e confraternização, um antídoto natural contra esta onda de violência. Quem sabe — a exemplo do que aconteceu com a visita do Papa Francisco — a Copa seja um sucesso. Quanto ao descontentamento do povo com relação ao governo, não se esqueçam de que as eleições virão logo depois, e a resposta deverá ser dada nas urnas. Por ora, pra frente Brasil! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário