sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RELÓGIO DE AREIA



Tempo, calor.                                                
            Vento, suor.
            Sopro de vida,
            Escoamento do ser.

            Incertezas demais.
            Certezas de menos.
            Demasiado entendimento,                  
            Aflitivamente certo.

            A alma está lá,
            Chorando seco.
            Grão por grão,
            Aprisionada no espaço.

            Vislumbre de libertação,
            Grão por grão.
            Aprimoramento do espírito,
            Evaporação de alegria...


            Nesse relógio de areia,
            Não há Física ou Biologia – não há lei.
Não há divisão do ser,
            Não há reprodução possível.
           
            Há apenas desejo e fé.
            Do impossível acontecer.
            Do sonho ser o caminho,
            Possível para o improvável.

            Nesse relógio de areia,
            A vida é vislumbrada,
            Na transparência do vidro,
            Que aprisiona e liberta.

            Sempre, sempre, na medida do entendimento...          

           

            Que possamos ampliar mais e mais o conhecimento. Que exerçamos no dia a dia a prática da cidadania. Para sermos inteiros e atuantes na vida que temos, na sociedade em que vivemos. Porque só assim a vida acontece e vale a pena. Comemoremos!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

LIVROS – PRAZER E APRENDIZADO


            "A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois – romancista e ensaísta francês)

            A apreciação da leitura pode ser aprendida. Portanto, é preciso ensinar as crianças e os jovens, mesmo quando aparentemente não manifestam interesse! Alimentos, nutrem o corpo. Livros, nutrem a alma. Não seria prudente ignorar esta verdade, pois tiraria de muitos a oportunidade do aprendizado, da possível vida abundante.
      Seja através do livro tradicional ou atualmente através do e-book, é assim que aprendemos a descobrir o mundo, desvendar mistérios, revelar sentimentos, transmitir ensinamentos.
            
            A Editora Novo Conceito está no mercado desde 2004, desenvolvendo publicações de qualidade, “afinadas com os acontecimentos do mundo globalizado. Com temas atuais, lançamentos internacionais e nacionais, vem apontando tendências nas áreas de negócios, empreendedorismo, literatura, comportamento, atualidades, biografias, medicina e saúde, que contribuem há vários anos para a formação de profissionais, para a pesquisa científica e a cultura em geral.
            Primeiro fruto da experiência da Tec Holding, a Editora Novo Conceito já possui mais de 250 títulos publicados e os selos Novo Conceito Saúde, Novo Conceito Jovem, Digital e de bolso.”

            Vários títulos internacionais foram lançados em novembro: Postais do Coração, de Ella Griffin; A Sabedoria do Condado, de Noble Smith; Por Um Momento Apenas, de Bella Andre; A Aprendiz, de Trudi Canavan; Lola e o Garoto da Casa ao Lado, de Stephanie Perkins e Laços Inseparáveis, de Emily Giffin.
          O site www.editoranovoconceito.com.br e a página no Facebook /EditoraNovoConceito, oferecem maiores informações sobre estas e outras publicações da editora.
            Vale a pena pesquisar os estilos – há para todos os gostos. E vale a pena presentear com livros, durante o ano todo – eles geram aprendizado e diversão, através do prazerbb da leitura. Reúnem, verdadeiramente, o útil ao agradável!
            É assim que certamente poderemos ter, sempre à mão, um final feliz – aconteça o que acontecer...

            Desejo a todos os leitores do Notícias, um Natal harmonioso e um Ano Novo intensamente revigorado!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SER FELIZ – CONSCIÊNCIA E ATITUDE



            Foi-se o tempo em que considerações sobre a felicidade eram cercadas de ingenuidade e subjetividade.
            O que me faz feliz, nem sempre surte o mesmo efeito em outras pessoas. Mas assim é que é. Ser feliz continua sendo muito pessoal. Por isso mesmo, nada irrelevante. A felicidade não é um estado contínuo, mas é muito mais objetiva do que se propaga.

            Durante a palestra “Ser Feliz... Na Prática!”, proferida por Victor Mirshawka Jr – diretor da pós-graduação da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), no último dia 6, deu para ver e sentir a amplitude do tema. Recursos audiovisuais e inúmeras referências literárias não deixaram dúvidas.
            Ainda causa surpresa, saber que a eterna busca da humanidade pode ter uma abordagem objetiva e ser tão ligada ao desempenho profissional.
            O Núcleo de Eventos da Pós-graduação da FAAP é descrito como “Programa de aprendizagem, networking e atualização profissional, sob a forma de palestras, seminários, workshops e encontros com especialistas que acontecem nos campi de São Paulo – Sede e Centro de Excelência, São José dos Campos e Ribeirão Preto, e também no formato in company, tendo como principal característica o dinamismo e a interatividade para o desenvolvimento do profissional do futuro.”
            Com essa visão, a relevância do “ser feliz” pauta a organização e coordenação dos cursos da pós-graduação, da formação integral oferecida pela FAAP.

           Viver bem e feliz não tem nada a ver com ausência de problemas, desafios e conflitos. Tem a ver com consciência e atitude. Consciência de si mesmo e da realidade em que se está inserido, resultando em atitudes práticas, reais, possíveis. Há até estudos que medem a felicidade (www.trackyourhappiness.org). Há documentários que ponderam sobre seu significado, para diferentes pessoas, com estilos de vida diversos (www.eumaior.com.br)  Há livros, artigos em revistas.
            Então, tudo está ligado. Pessoal e profissional não são como água e óleo. Está cientificamente provado, segundo a Harvard Business Review, que quem é feliz tem maior produtividade, criatividade e até vende mais!
           


            Mas é preciso se conhecer. Sem pieguice. Porque como se diz, para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve – ou nenhum lugar serve... E o atleta Alan Fonteles disse, com propriedade, que “Quer acredite que pode ou que não pode, você está certo”.