sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SER FELIZ – CONSCIÊNCIA E ATITUDE



            Foi-se o tempo em que considerações sobre a felicidade eram cercadas de ingenuidade e subjetividade.
            O que me faz feliz, nem sempre surte o mesmo efeito em outras pessoas. Mas assim é que é. Ser feliz continua sendo muito pessoal. Por isso mesmo, nada irrelevante. A felicidade não é um estado contínuo, mas é muito mais objetiva do que se propaga.

            Durante a palestra “Ser Feliz... Na Prática!”, proferida por Victor Mirshawka Jr – diretor da pós-graduação da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), no último dia 6, deu para ver e sentir a amplitude do tema. Recursos audiovisuais e inúmeras referências literárias não deixaram dúvidas.
            Ainda causa surpresa, saber que a eterna busca da humanidade pode ter uma abordagem objetiva e ser tão ligada ao desempenho profissional.
            O Núcleo de Eventos da Pós-graduação da FAAP é descrito como “Programa de aprendizagem, networking e atualização profissional, sob a forma de palestras, seminários, workshops e encontros com especialistas que acontecem nos campi de São Paulo – Sede e Centro de Excelência, São José dos Campos e Ribeirão Preto, e também no formato in company, tendo como principal característica o dinamismo e a interatividade para o desenvolvimento do profissional do futuro.”
            Com essa visão, a relevância do “ser feliz” pauta a organização e coordenação dos cursos da pós-graduação, da formação integral oferecida pela FAAP.

           Viver bem e feliz não tem nada a ver com ausência de problemas, desafios e conflitos. Tem a ver com consciência e atitude. Consciência de si mesmo e da realidade em que se está inserido, resultando em atitudes práticas, reais, possíveis. Há até estudos que medem a felicidade (www.trackyourhappiness.org). Há documentários que ponderam sobre seu significado, para diferentes pessoas, com estilos de vida diversos (www.eumaior.com.br)  Há livros, artigos em revistas.
            Então, tudo está ligado. Pessoal e profissional não são como água e óleo. Está cientificamente provado, segundo a Harvard Business Review, que quem é feliz tem maior produtividade, criatividade e até vende mais!
           


            Mas é preciso se conhecer. Sem pieguice. Porque como se diz, para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve – ou nenhum lugar serve... E o atleta Alan Fonteles disse, com propriedade, que “Quer acredite que pode ou que não pode, você está certo”.

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