sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

GERENCIAMENTO E BRILHO NOS OLHOS


“Bem feito é melhor do que bem explicado.” – Benjamin Franklin (Jornalista, editor, autor, cientista, diplomata, inventor)

            Gerenciamento de projetos, gestão financeira, gestão de pessoas, estratégias e inteligência competitiva, busca pela excelência – além de serem termos e expressões em voga, podem ser a diferença entre sucesso e fracasso.
            Novas tecnologias, sustentabilidade e responsabilidade social são ingredientes imprescindíveis para a sobrevida das empresas e das pessoas, no século XXI.
            Somos seres sociais, complexos. Não dá para negar a interação entre vida pessoal e profissional. Agir com objetividade e profissionalismo é, além de desejável, possível. No entanto, há aspectos inseparáveis. Como diz o professor Marcos Alberto de Oliveira, coordenador pedagógico dos cursos de pós-graduação da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), “quem toma uma decisão de carreira, toma uma decisão de vida.”

            Assim como respeitamos o tempo dos processos fisiológicos ou da natureza, há que se respeitar esse mesmo tempo na implantação e execução de novos projetos. Alguns ciclos e etapas não podem ser apressados ou suprimidos. Daí um ótimo motivo para nos habituarmos com a execução de projetos – aumentamos nossas chances de acerto, em tudo!
            Algumas áreas de atuação profissional habituadas aos conceitos que envolvem projetos, são: Engenharia, Arquitetura, Administração de Empresas – públicas ou privadas. É direcionada a essas áreas a proposta de alguns cursos de extensão e pós-graduação oferecidos por algumas instituições de ensino.
            Ciente da importância da educação continuada, Notícias de Valinhos não poderia deixar de informar sobre mais esta oportunidade de conhecimento e capacitação. As duas últimas palestras proferidas pelo professor Marcos Alberto de Oliveira na FAAP, ofereceram a oportunidade de reflexão e informação sobre vários dos aspectos que envolvem o gerenciamento de projetos e o potencial de competitividade que confere às empresas.


            É preciso interesse, trabalho, investimento de tempo e dinheiro para trilhar o caminho do sucesso – pessoal, acadêmico, profissional. É preciso estabelecer metas e seguir em frente. É preciso acreditar – que é possível realizar sonhos. É preciso coragem – para não desistir frente às oposições. E saber que, gostar do que se faz e fazê-lo da melhor forma possível, ainda faz diferença entre meros sonhadores e efetivos realizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário