sábado, 23 de fevereiro de 2013

INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO – PARTE 1





            “São obras, ações e investimentos em infraestrutura, logística e capacitação profissional que estão pavimentando o caminho para o ambiente empreendedor paulista, oferecendo oportunidades e mais qualidade de vida aos habitantes de nosso Estado.” (Revista Gerente de Cidade – nº 64)

            O desenvolvimento de uma cidade não é viável, sem que haja uma infraestrutura que o suporte. Dos pequenos municípios às grandes metrópoles, é sentida a carência de engenheiros que estejam preparados para os desafios do século XXI.
            Por essa razão, a Faculdade de Engenharia da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) organizou o seminário “ São Paulo: Infraestrutura em Sintonia com o Desenvolvimento”. O evento começou com a aula magna proferida pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, na última quarta-feira, no Teatro FAAP (SP).
Da esquerda para a direita: diretor cultural da FAAP - Victor Mirshawka, governador do Estado de São Paulo - Geraldo Alckmin,  presidente do
Conselho de Curadores da FAAP - Celita Procopio de Carvalho e o diretor da Faculdade de Engenharia da FAAP - Antonio Rafael Namur Muscat.

            Dentre os projetos apresentados, destaca-se a implantação de linhas de trens regionais. Serão implantadas em três trechos, de São Paulo a Jundiaí, Sorocaba e Santos. O transporte ferroviário é rápido, econômico e não-poluente – características intrínsecas ao conceito de sustentabilidade, que deve atender os aspectos social, econômico e ambiental.
            A primeira linha, cuja obra licita até o final do ano, é a que liga São Paulo a Jundiaí. O trem expresso fará o trajeto entre o bairro da Água Branca, na capital, até Jundiaí. Não haverá paradas, portanto será feito em 25 minutos. A previsão para início da operação do serviço é entre 2016 e 2017, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

            O governador discorreu sobre vários projetos e sobre a carência de profissionais da área de Engenharia, sem os quais nada se pode realizar. Com sua peculiar assertividade e fluência, foi o grande destaque da programação na parte da manhã, encerrando sua participação com uma coletiva à imprensa presente no evento.

            Na parte da tarde, já no Centro de Convenções, dois painéis fecharam o evento. Mas este é o capítulo da próxima semana! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário