sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMPETÊNCIA



     Tal qual num quebra-cabeça – assim vou, cada vez mais, percebendo o significado das coisas que acontecem em minha vida.
       Uma coisa puxa a outra? Pois bem, estava eu, no último dia 19, em um evento organizado pelo IDORT (Instituto de Organização Racional do Trabalho). A palestra do professor, consultor e escritor Cláudio Queiroz, sobre “O papel dos líderes na gestão de carreira de seus colaboradores” já havia, além do suficiente, acrescentado conceitos, fortalecido valores e alimentado meu desejo perene de ação produtiva e criativa. Mas não é que, ao final, fui sorteada e presenteada com um livro de João Florêncio Bastos Filho CMC (Certified Management Consultant pelo ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes, órgão consultivo da ONU – Organização das Nações Unidas)?!

       A conclusão do seu livro “Gestão de Carreiras – Âncora, Portos e Timoneiros” sintetiza o conceito que tem norteado o trabalho deste jornal e de seus colaboradores:
       “O desenvolvimento tecnológico, quando não acompanhado pelo crescimento intelectual e cultural, tende a provocar impactos sociais que podem levar ao enfraquecimento da estrutura de princípios e valores morais de uma sociedade. Este conjunto de princípios e valores morais também pode ser considerado como uma ‘âncora’ que lançamos num ‘porto’ ou estágio de nossa vida profissional. Portanto, não podemos nos esquecer que neste mar bravio representado pelo competitivo mercado de trabalho, além de ‘timoneiros’ somos também remadores de nosso próprio destino.”
     Identificar, potencializar e utilizar adequadamente as competências das pessoas é um papel de todos – líderes e liderados, mestres e aprendizes.
      É preciso instrução e preparação! Não podemos, como indivíduos e consequentemente como sociedade, abrir mão destes princípios!

       As eleições municipais são uma excelente oportunidade para esta prática, antes, durante e depois. Sem contra-indicações! Candidatos a cargos públicos precisam estar preparados, tanto ou mais que os colaboradores de qualquer outro setor da sociedade.

       Este é um processo contínuo e fascinante, que gera e multiplica significado em tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário