quinta-feira, 1 de novembro de 2012

LIVROS – ALÉM DO HORIZONTE – E MAIS...

            “É o que você lê quando não tem que fazê-lo que determinará o que você será quando não puder evitar.”


Oscar Wilde – dramaturgo e poeta irlandês

           


Da importância dos livros, ninguém duvida. Afinal, é através deles que o conhecimento melhor se propaga! Para o bem e para o mal.
Como disse Jorge Luis Borges, poeta, ensaísta e contista argentino, “Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca”. Eu também.
Cresci em meio aos livros, com pessoas que amam livros. As idas e vindas, o passar dos anos, mudanças e cupins se encarregaram da – digamos – severa diminuição do acervo literário.
Mas não abro mão da minha biblioteca. E sempre tenho um dicionário à mão, desses “mini”, muito práticos. Foi assim que descobri quão interessante é buscar o significado de uma palavra, mesmo daquelas cujo significado presumo conhecer. Invariavelmente descubro novas informações, diferentes enfoques e possibilidades.

Aliás, deve ser por causa do poder e da amplitude do significado das palavras, que surgem tantos mal-entendidos. Sendo assim, me parece útil estar aberta a informações, novas ou antigas, que ganham ou perdem luz. E isso depende. Depende do contexto! Só com estudo e treino é possível desenvolver a capacidade de interpretar um texto e evitar os tais mal-entendidos. 
E, por falar em contexto, o do mundo em que vivemos é bem virtual. O e-book – versão eletrônica do livro – tem feito sucesso. É certo que esse os cupins não destroem e ocupa espaço apenas no computador. Mas nada como pegar um livro, folhear, sentir seu cheiro, senti-lo nas mãos...


             Nesta semana, em 29 de outubro foi o Dia Nacional do Livro. Mais do que nunca temos acesso fácil a inúmeras publicações, de todos os gêneros, para todos os gostos e bolsos. Existem máquinas que vendem livros a preços populares. Bibliotecas, até em estações de metrô! Não dá para não aproveitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário