domingo, 23 de agosto de 2015

O MUITO QUE FICA, DEPOIS DE NÓS...


“Encontrar a força interior é olhar além do visível e focalizar a busca da vida no invisível.” - autor desconhecido


Há um bom tempo, acredito que através da prática da minha fé, é possível fazer bom uso de tudo que me acontece, seja bom ou ruim; prazeroso ou doloroso. Mas assim como há prazeres que não me servem, também acontece com as dores – são os prazeres e as dores que não cooperam. A alegria e a tristeza fazem parte da vida; são sentimentos que devem e precisam ser vivenciados. Quando prolongados, além do necessário, se transformam em tropeços. Cabe a mim, estar atenta e com a mente aberta. Toda a teoria me pareceu bem piegas, até começar a praticar. Percebi, aos poucos, que quando consigo, a gratidão cresce e se traduz em paz, não deixando espaço pra mágoas ou revoltas.


Estive olhando meus armários. “Coisas demais!” – foi meu primeiro pensamento. O segundo foi: “mas talvez precise disso tudo. Mesmo que seja pra doar...” E por aí fui, de pensamento em pensamento. E provavelmente foi assim que durante a vida, juntei tudo que tenho, formando tudo que sou. Resolvi olhar tudo com mais atenção e menos recriminação.


São coisas de todo gênero – fotos, livros, revistas. Roupas, acessórios. Perfumes, cremes, batons, espelhos e escovas. Bijouterias, caixas, bolsas e malas. Tentei traduzir o que via, reconhecer a pessoa que possui tantas coisas... Curiosamente, nem sempre me reconheci. Resolvi que será este o meu “filtro”, para decidir o que não me serve mais. Ao menos por agora.


Mais um treino. Já me conformei – é mesmo um aprendizado diário, esse tal desapego. Melhor aceitar, mas será no meu tempo.
O falecimento de um familiar nos coloca frente a frente com estas questões. Porque o corpo deixa de estar, mas todo o resto fica. O que fica, depois de nós, é muito. Física, espiritual e emocionalmente... Como lidar com esse muito, é pessoal, indiscutível e intransferível.                     


















Edição n.º 1000 – página 02

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário