sexta-feira, 22 de março de 2013

17 anos de NOTÍCIAS

“Os meios de comunicação existem para incomodar. Um jornalismo cor-de-rosa é socialmente irrelevante.” (Carlos Alberto Di Franco, diretor de Master em Jornalismo e professor de Ética da Comunicação)

Desde que surgiram as primeiras publicações periódicas, no século 17, a imprensa tem constituído um permanente canal de informação e comunicação para a sociedade, em todos os países do mundo.
Em Lisboa, a Gazeta começou a circular em 1641, sendo o primeiro periódico que se crê ter existido em Portugal, embora antes dela já existissem os chamados papéis volantes, relações ou notícias avulsas que, no entanto, não apresentavam a periodicidade que caracterizava o jornalismo.
No Brasil, em 1746, foi inaugurada uma tipografia no Rio de Janeiro, fechada no ano seguinte por Carta Régia que proibia a impressão de livros, panfletos, papéis avulsos e, muito menos, jornais.
Em 1808, com a vinda da Coroa Portuguesa ao país, houve a fundação da Imprensa Régia, que depois passou a chamar-se Imprensa Nacional. A primeira edição do primeiro periódico publicado em terras brasileiras, a “Gazeta do Rio de Janeiro”, começou a circular em setembro de 1808, no Rio de Janeiro.
Em 1821, o príncipe regente Dom Pedro decretou o fim da censura prévia a toda matéria escrita, tornando a palavra impressa livre no país. (Cumpre notar que, por dois períodos ditatoriais, o da ditadura de Vargas e o da ditadura militar, houve a volta da censura prévia aos meios de comunicação em geral e à imprensa escrita em particular!)
Em 1825, foi fundado o Diário de Pernambuco”, o mais antigo jornal em circulação da América Latina. Em 1827, surgiu o Farol Paulistano, o primeiro jornal de São Paulo.  Em 1878, a revista O Besouro, do Rio de Janeiro, publicou as primeiras fotos da imprensa brasileira, retratando crianças mortas pela seca do Nordeste. (Como se nota, um problema antigo e ainda sem solução!) Em 1892, surgiram os primeiros jornaleiros e as primeiras bancas de jornal no Brasil.
Assim, ao longo do tempo, a imprensa escrita brasileira tem se adaptado às mudanças sócio-históricas e culturais, ao mesmo tempo em que mantém suas marcas de identidade: interpreta a atualidade do fatos, baseada em referências históricas recentes; explica com outros detalhes o que os leitores ouviram no rádio, viram na televisão ou leram rapidamente na internet.
Um jornal de cidade do interior, por sua vez, tem ainda o objetivo de proporcionar, aos leitores locais, informações relevantes, úteis ou interessantes, focalizadas do ponto de vista da comunidade do local onde circula.
Essa imprensa cumpre uma função de coesão social: integra os cidadãos, aumenta o interesse pelos problemas alheios, alerta para acontecimentos e novas perspectivas críticas.
Assim, ao completar 17 anos de circulação, NOTÍCIAS se coloca como um meio de comunicação disposto a ser socialmente relevante, a continuar independente e livre de imposições.
Segundo o importante colunista do The New York Times”, Willian Safire, o jornalismo tem futuro hoje, entre outras razões, porque “o partido político no poder precisa de um contestador à altura e não de um líder de torcida; e os que estão fora do poder precisam da ajuda da imprensa para fazer os que estão dentro prestar contas.
NOTÍCIAS tem a intenção e o objetivo de continuar, como até aqui, a fazer essa ponte, porque a imprensa é um meio de transformação social e amadurecimento cultural. E jornalismo é sério demais para que o público se contente apenas em consumir informações. E porque “o prestígio de uma publicação não é fruto do acaso. É uma conquista de cada edição. A credibilidade não convive com a leviandade e só há uma receita duradoura: profissionalismo, ética e talento”, como diz o jornalista Carlos Alberto Di Franco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário