sexta-feira, 22 de março de 2013

A FORÇA RENOVADORA DA JUVENTUDE!

                 

         “Um jovem estudante francês chamado Frederico Ozanan, passeando uma noite pelas ruas de Paris, entrou por acaso numa igreja. Não era incrédulo e nem fervoroso.
         Eis que dentro da igreja ele viu um homem ajoelhado rezando. “Eis ali um religioso”, pensou consigo. E aproximou-se daquele homem. Qual não foi o seu espanto, quando percebeu quem era o homem: “É o professor Amperè!”
         Era ele realmente, o maior gênio da Escola Politécnica de Paris, o descobridor da eletricidade dinâmica. André Marie Amperè, que descobriu uma das leis básicas do Eletromagnetismo, que hoje chamamos de Equações de Maxwell.
         Se um homem notável como este, disse o estudante Ozanan, um dos maiores sábios do mundo, não se sente diminuído ou envergonhado ao demonstrar a grandeza da sua fé, não vejo mais motivo algum para conservar o meu espírito envenenado pelo respeito humano!
         Foi Ozanan quem fundou, depois, com um grupo de amigos universitários da Sorbonne, a grande Sociedade de São Vicente de Paulo, os vicentinos”.

         Estamos vivendo o período da espera e preparação para a comemoração da Páscoa, da Ressurreição do Senhor Jesus, da passagem para uma experiência de vida mais positiva, mais dinâmica, mais confiante, mais solidária, mais plena de fé.
         Os jovens esperam ver o testemunho dos mais velhos, esperam aprender com a sabedoria dos mais experientes...
         A força renovadora da juventude está no amor, na crença, na certeza de conquistar o presente e o futuro. Os jovens são agentes de transformação da sociedade, que podem concretizar a fraternidade e buscar a paz.
         A presença de cada um de nós na sociedade pode e deve ser geradora de fraternidade, incentivadora de mudanças e transformações, motivadora da paz e animadora da esperança.
         É bom pensar na educação das crianças e jovens, neste tempo de tantas mudanças, de tanta tecnologia e modernidade. É necessária a procura do equilíbrio mental, emocional, espiritual e físico. É necessário o fortalecimento da fé e da confiança.
         E que Deus, nosso Pai, nos abençoe e inspire nas decisões que devemos assumir nas diversas situações da vida e do tempo presente.


                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário