sexta-feira, 22 de março de 2013

NOTÍCIAS: um balanço aos 17 anos




O jornalismo ordena as novidades e suas circunstâncias, e a natureza do bom produto de um jornal é fruto de um processo cultural. Esse processo trata da coleta e do manuseio da informação, organizando-a para compartilhá-la com o leitor.” (Celso Lafer, professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP)


            
            Ao longo desse período de tempo de 17 anos, semanalmente, um traço diferencial e um identificador deste semanário foi noticiar alguns acontecimentos da vida cultural paulistana, acessível aos valinhenses tanto pela proximidade física da capital, como por sua gratuidade, na grande maioria dos casos.
            O óleo sobre tela “Cena de família”, pintado em 1891 por Almeida Jr. e que pertence ao acervo permanente da Pinacoteca do Estado de São Paulo ─, mostra a relação intrínseca entre a leitura de jornal e de livros e a cultura (musical, no caso deste bonito quadro).
            O objetivo deste espaço é oferecer aos seus leitores uma visão de algumas notícias culturais, relacionando-as, de maneira muito simplificada e resumida, com as circunstâncias de sua produção e o seu contexto histórico.
            Esse é um desafio que se apresenta a cada edição.
            Embora inúmeras “provas de carinho” deem conta da apreciação de leitores, há também uma ou outra opinião discordante, direito que assiste a todo mundo e que merece todo respeito e consideração.
            Afinal, o contraditório, a polêmica, a crítica construtiva, as outras visões de mundo são o motor da expansão do conhecimento.

            Por o mundo cultural ─ musical, literário, das artes plásticas, das construções arquitetônicas, etc. ─ ser o que alimenta a alma e eleva o espírito, este espaço do jornal  NOTÍCIAS continuará a compartilhar com os leitores as informações dos acontecimentos culturais que possam ser vistos e/ou visitados, em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário