sexta-feira, 22 de março de 2013

Feliz Ayyám-i-Há!

Já na Pérsia antiga, o dia 21 de março era conhecido como Naw-Rúz, que significa “novo dia” em persa, e segundo a tradição, data de 3 mil anos. Os reis da antiga civilização persa destinavam este dia à audiência pública e recebiam o povo na sua corte com maior consideração. Durante milhares de anos foi comemorado como o dia de fraternidade, júbilo e alegria, dia de grande festa. O Naw-Rúz é tradicionalmente comemorado ainda hoje no Irã e também em outros países do Oriente Médio e Ásia Central, além de ser celebrado por indivíduos espalhados por diversos países.
Para os bahá'ís, o Naw-Rúz é um dia sagrado, e um dos motivos que o torna uma data especial é a combinação com o fim do período do jejum, que se inicia no dia 2 de março e termina na véspera do ano novo. O jejum é realizado entre o nascer e o pôr-do-sol (no calendário bahá’í os dias começam e terminam ao pôr do sol) como forma de purificação do corpo, reflexão e fortalecimento do espírito para o novo ano que se iniciará. No dia 20, os cerca de 8 milhões de bahá'ís espalhados pelo mundo se reúnem com familiares e amigos para fazer orações e festejar.
O fato do dia 21 de março ser identificado desde épocas remotas como um dia muito especial do ponto de vista astronômico também tem importância na Fé Bahá'í. Nesta data, o sol ilumina os dois hemisférios de forma igual e pelo mesmo ângulo, dando início à primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul. Assim como a Terra passa pelo equinócio, e o equilíbrio de luz e calor faz com que a natureza física se renove, os bahá'ís acreditam que uma vida nova se insufla em cada ser humano.
Hoje, dia 21 de março, é o primeiro dia do ano 170 da Era Bahá’í. O Badí, calendário bahá'í, é baseado no ano solar, e consiste em 19 meses de 19 dias, mais os quatro “dias intercalares” que completam os 365 dias do ano. Foi adotado em 1844 quando o Báb, precursor da Fé Bahá’í, anunciou uma nova era, que teve início com a vinda de Bahá’u’lláh. Assim como foi Jesus Cristo, Buda, Zoroastro, Maomé e todos os grandes líderes religiosos, os bahá'ís acreditam que Bahá’u’lláh é o mensageiro de Deus para essa época.
Os principais ensinamentos da Fé Bahá’í se fundamentam na unidade: unidade de Deus, unidade da religião, unidade da humanidade.


“A terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos”
Bahá’u’lláh

Nenhum comentário:

Postar um comentário