sexta-feira, 22 de março de 2013

João, o que “canta” o canto certo

“Em minha opinião, Adoniran também é um dos compositores a quem Deus deu o dom de gênio!”

Relembro as palavras do pianista e maestro João Carlos Martins, no momento em que lhe ofertei uma cópia da certidão de nascimento de Adoniran (uma entre as dez mil já distribuídas), registrada aqui em Valinhos.
Essa cena aconteceu no Colégio Porto Seguro-Valinhos em 24 de março de 2009, antes de sua inesquecível apresentação de aula-concerto, a qual propiciou uma alegria enorme à plateia presente.
João Carlos Martins voltou a Valinhos em 7 de setembro, com seus “diamantes”. Eles tiram sons maravilhosos de cordas, palhetas, tímpanos e metais.
Entre uma apresentação e outra, segurando um exemplar de NOTÍCIAS com uma mão e com a outra no lado esquerdo do peito, o maestro João Carlos Martins falou: “Tenho matérias publicadas sobre mim em jornais de todo o mundo. Mas depois da apresentação feita aqui no Colégio Visconde de Porto Seguro, recebi uma matéria publicada pelo jornal NOTÍCIAS de Valinhos que, de todas as que coleciono sobre minha carreira artística, foi a que mais me emocionou! Ela está no arquivo da orquestra, mas me é tão importante, que está também no meu arquivo pessoal: o meu coração!
A gratidão expressa pelo maestro a propósito da matéria do NOTÍCIAS e os acordes do seu expressivo arranjo de Trem das Onze me fizeram lembrar da declaração da saudosa Elis Regina: “Adoniran é muito mais sério que um simples “quans, quans, quans, quans, quans, quans.”
Confesso que já me impressionei com declarações ou respostas que pessoas do alto escalão da política, das artes e da cultura brasileira deram, em tantas entrevistas. Mas depois da sonoridade da voz desse João, ao se referir com tanto carinho àquela edição de NOTÍCIAS, fica difícil segurar o contentamento e a satisfação por receber tal elogio!




Um comentário:

  1. "Troque a cultura do poder, pelo poder da cultura" - Jornal Notícias de Valinhos

    ResponderExcluir