sexta-feira, 22 de março de 2013

VAREJO E FRANQUIAS – A VISÃO DOS GRANDES


”Cada empresa requer desempenho em 3 áreas principais: ela precisa de resultados diretos, construção de valores e sua confirmação, formação e desenvolvimento de pessoas para o futuro.” Peter Drucker – Escritor, professor e consultor administrativo


Conexões, conhecimento, prática, disposição para o aprendizado e para o trabalho. Gestão estratégica, alinhamento de expectativas, administração profissional, humanização das empresas, ousadia, inovação, criatividade.

São muitos os fatores que constroem empresas e marcas de sucesso.

São muitos os ângulos pelos quais podemos olhar o mercado de varejo e franquias, no Brasil e no mundo.

Os profissionais contribuem para o desenvolvimento de empresas e pessoas, ao compartilhar pontos de vista, vivências. Nada melhor para o aprendizado, do que, depois de dominar a teoria, atuar no mercado. E como há muitas experiências possíveis, sempre é útil e sábio aprender com os acertos e erros alheios. Poupa tempo e recursos! A participação em eventos do setor e algumas pesquisas, podem contribuir para que a atualização seja constante. Afinal, o dinamismo do mercado não permite estagnação. E o que dizem os grandes?

“Aquele que ajusta sua visão à contribuição, eleva a visão e os padrões de todos aqueles com quem trabalha.” – Peter Drucker.

Erra e perde em produtividade, o empresário que não valoriza seus colaboradores, que não os ouve. É imperativo reconhecê-los como os primeiros clientes da empresa. São eles que vão levar o produto ou serviço ao consumidor final. João Paulo Ferreira, Vice-presidente de Operações da Natura, em entrevista ao site Mundo do Marketing, confirmou a relevância dos treinamentos, atualizações e celebrações de incentivo e reconhecimento, para o alinhamento de pensamento e ação das consultoras Natura, que formam um verdadeiro exército.

“Nossa missão é aprimorar a gestão dos canais de vendas das empresas para ampliar o acesso ao mercado e obter resultados sustentáveis.” – Missão da Praxis Business, que ilustra a capa de sua página no Facebook.

O artigo de Leonardo Marchi – um dos sócios da Praxis, publicado no DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços), em 05/03/2013 tem como título “Sentido de Pertencimento”. E a epígrafe: “Se uma empresa tem traços de prepotência, seus colaboradores tendem a ser omissos”


Segundo Adir Ribeiro – presidente e fundador da Praxis, em entrevista ao programa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) – Bastidores do Franchising, a “liderança por princípios” é uma das principais tendências discutidas na NRF 2013 – National Retail Federation – maior evento anual do varejo mundial, que aconteceu em janeiro em New York, nos Estados Unidos.

As organizações precisam estar atentas, porque sejam elas públicas ou privadas, são feitas de seres humanos. São mais que prédios, instalações. E existem para servir a seres humanos, que são seres sociais – que bem sabem da importância de pertencer. E este é um conceito da Antropologia, que é Ciência. Não se trata de ficção ou de palavras piegas. Os grandes, reconhecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário