sexta-feira, 24 de março de 2017

Alcoolismo






Nem sempre é fácil perceber quando o consumo do álcool cruzou a linha de uso moderado e social para um uso nocivo ou dependência. Se uma pessoa passa a consumir álcool para lidar com as dificuldades ou para evitar sentir-se mal, este encontra-se em território de potencial perigo.
O alcoolismo ou abuso do álcool ocorrem devido a vários fatores interligados, incluindo a genética, a maneira com que o dependente foi criado, o seu meio social, e sua saúde mental.
Pessoas que têm uma história familiar de alcoolismo ou que se associam em estreita relação com pessoas que fazem o consumo pesado são mais propensos a desenvolver problemas com bebida. Finalmente, aqueles que sofrem de um problema de saúde mental, tais como ansiedade, depressão, doença bipolar ou também estão particularmente em risco, pois o álcool pode ser usado para automedicação.
A diferença entre uso frequente do álcool e alcoolismo é que os alcoólatras não têm mais capacidade de definir limites para seu consumo. Seu uso é autodestrutivo e perigoso para si e para outras pessoas.
O alcoolismo envolve todos os sintomas de abuso de álcool, mas também envolve outro forte elemento: a dependência física do álcool. Se a pessoa depender do álcool para “funcionar” ou se sente fisicamente obrigado a beber, ela se tornou um alcoólatra.
Crescente tolerância ao álcool pode ser o primeiro grande sinal de alerta de alcoolismo, além de outros indícios:
Beber muito mais do que antes para ficar tonto ou sentir-se relaxado;
Beber mais que as outras pessoas sem ficar bêbado;
Tolerância significa que, ao longo do tempo, o indivíduo precisa de mais e mais álcool para sentir os mesmos efeitos.
Outro sinal de alerta importante do alcoolismo é quando a pessoa percebe que precisa beber para aliviar os efeitos da ansiedade e da agitação. Beber para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência é um sinal de alcoolismo e uma enorme bandeira vermelha. Quando se bebe muito, o corpo se acostuma com o álcool e apresenta sintomas de abstinência se for tirado.


 Continua...





















Edição n.º 1002

Página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário