quinta-feira, 16 de março de 2017

Projetos de alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro são finalistas da 15ª edição da FEBRACE



Dois projetos desenvolvidos por alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro estão entre os finalistas da 15ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, tradicional evento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de março.
Entre os trabalhos selecionados está um de mecânica intitulado “Aerogerador vertical e compacto, adaptado à captação de ventos em rajadas participando das paisagens urbanas”, desenvolvido pelos estudantes Theo Gallo Dubini, Amanda Martinez Vieira Rodrigues e Júlia Sobrinho Zorovich, sob orientação do professor André Roberto de Arruda Corrêa.
Também é finalista da edição de 2017 da FEBRACE o “Manual criativo de jogos para jovens em situação de vulnerabilidade social”, projeto dos alunos Paulo Nathan Sepúlveda Teixeira, João Victor Franco Borba Donghia e André Amaral Thiele, que tiveram a orientação do professor Francisco Tupy.
As iniciativas são selecionadas após uma profunda análise de critérios, que englobam fatores como o nível de criatividade, inovação, metodologia científica e de engenharia, trabalho em grupo e clareza.
Para a Coordenadora Institucional de Tecnologia Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, Joice Lopes Leite, a feira representa uma oportunidade importante para os jovens cientistas, que têm a chance de apresentar projetos que podem mudar os rumos do mundo. “É um orgulho muito grande observar que os trabalhos de nossos alunos possuem um expressivo cuidado social. São iniciativas que modificam realidades, que refletem o interesse dos estudantes em contribuir para uma sociedade melhor a partir dos fundamentos teóricos absorvidos no Colégio. Já consideramos nossos jovens vitoriosos por desenvolverem ações de excelência que impactam a vida de tantas outras pessoas”, afirma.

A FEBRACE
Criada em 2003, a FEBRACE é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica). É promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI - EPUSP).
 Tem como principais objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. O estímulo é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os alunos e para a sociedade. Além disso, a feira propicia a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como a Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV, Belas Artes e IDP. Sua comunidade escolar é composta por 9 mil alunos, 700 professores e 1.000 colaboradores, nos três Campi: Morumbi, Panamby e Valinhos. Site: www.portoseguro.org.br.









Edição  n.º 1001
Página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário