quinta-feira, 16 de março de 2017

E o “Notícias” volta a circular!...







Alegria maior não poderia ter ao receber o comunicado da Cris, filha do Tom Santos, de que o jornal “Notícias” iria continuar, ainda que via “on line” — por ora — e solicitando a continuidade da minha colaboração. Alegria e também orgulho em poder emprestar a minha colaboração, ainda que modesta. 
E o auspicioso comunicado dava conta de que o “Notícias” entraria nas redes sociais no dia do aniversário do seu fundador e mentor — o Tom — que eu carinhosamente chamava de “Tom, o Santo(s)”. Infelizmente não pude participar da primeira edição da ressurreição do jornal por motivos alheios à minha vontade. Mas faço-o agora sob a promessa da Cris de que iria integrar a minha matéria ao conteúdo já vinculado ou por vincular.
Com a passagem do Tom para outra dimensão, como ele gostava de se referir àquilo que conhecemos como morte, espírita de quatro costados que ele era, o jornal parou de circular. Mas volta agora pelas mãos da sua filha, gênese da sua continuidade.
Tom era um idealista e tinha pelo “Notícias” um grande amor. Suas batalhas ocorriam nas trincheiras do “Notícias”, divulgando os fatos da cidade de Valinhos e região, e trazendo a opinião dos seus articulistas e colaboradores sobre as mais variadas matérias.
Quem não se lembra da épica contenda que o Tom armou para provar que Adoniran Barbosa nasceu em Valinhos? E que mesmo com a certidão de nascimento oficial estampada no jornal ainda continuou por muito tempo?
Tom amava o jornal, amava Valinhos!... Sua partida deixou um vazio imenso!...
Lembro-me que por ocasião da comemoração dos 18 anos do “Notícias”, com todos os colaboradores presentes à exceção do querido e saudoso Dr. Carlos Bissoto que não podendo comparecer mandou a seguinte mensagem para a ocasião, dirigida ao Tom Santos: “Parabéns pelo aniversário de 18 anos do ‘Notícias’. Sei da sua luta incessante para manter o jornal com artigos de qualidade, contribuindo para informação e cultura da população de Valinhos e região. Que Deus continue a te dar força para comemorar muitos aniversários desse importante jornal.”
E, numa crônica sobre esse acontecimento, dei razão ao inesquecível Carlinhos afirmando: “o Notícias é o Tom Santos. Não há como desassociar um do outro. São unha e carne. Hoje, percebo, do alto dos meus anos de vida, que um não existiria sem o outro. Criatura e criador estão indissociavelmente unidos. Um vive e dá vida para o outro.”
Tom Santos era o editor, revisor e distribuidor do “Notícias”. Era a peça que lhe dava estrutura, tanto física, quanto moral. Que montava o seu arcabouço dentro de uma linha que buscava a informação segura, verdadeira e não mentirosa, a transmissão da cultura naquilo que ela tinha de melhor para contribuir com a elevação do espírito humano.
Tom Santos passava por sérias dificuldades para manter um jornal de ideias sadias e de informações imparciais e objetivas circulando. E apesar das críticas e das dificuldades, nunca esmoreceu. O diretor teatral premiado com o disputado e invejado prêmio “Governador do Estado de São Paulo”, pela sua brilhante direção de peças teatrais na Capital, sempre buscou para o “Notícias”, a ética na produção das suas matérias, na condução dos artigos, ensaios e crônicas dos seus colaboradores. Sempre se revelou incansável em tentar dar tudo de si para aprimorar a cultura de Valinhos e da região. Sempre lutou — com elegância, diga-se de passagem —, por esses ideais, contra os seus tenazes e gratuitos críticos. Nunca matou os seus sonhos e o eterno menino que vivia dentro de um corpo que já dava sinais de fragilidade, se agigantava quando se referia ao “Notícias”.

E agora o “Notícias” revive. Tom, o Santo(s) deve estar muito feliz!






















Edição  n.º 1001

Página 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário