sexta-feira, 12 de abril de 2013

COMUNICAÇÃO – FERRAMENTA ESSENCIAL


“Na minha vida ainda preciso de discípulos, e se os meus livros não serviram de anzol, falharam a sua intenção. O melhor e essencial, só se pode comunicar de homem para homem.” –  Friedrich Nietzsche – filósofo alemão do século XIX

            A comunicação verbal é a que se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita. A comunicação não-verbal recorre a sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens.
            Entre os seres humanos deveria ser ferramenta, mas nem sempre o é. No mundo corporativo é identificada, com frequência, como um dos maiores entraves para o bom andamento dos negócios. Comunicação ineficaz, truncada, desumana – referências constantes nas pesquisas de clima organizacional. E onde começam as distorções? Certamente no núcleo familiar. Daí o problema se estende para a vida escolar, até chegar à esfera profissional.
            Já ouvi, durante uma defesa de tese, que o óbvio não existe. Esta semana ouvi que o óbvio precisa ser dito. Portanto, melhor esquecer o óbvio, a fim de melhorar a eficácia da comunicação. Ingredientes essenciais para uma comunicação eficaz: clareza – com uso adequado e correto dos meios de comunicação, para cada ocasião; coerência – entre pensamento, discurso e ação; gentileza e educação – que nunca são demais e são mais poderosos do que se imagina.
            Ouvir o professor Cláudio Queiroz é sempre inspirador. Sua palestra “Feedback – Uma ferramenta de gestão”, na última terça-feira, na sede da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, em São Paulo, não foi diferente. Comunicação, transparência, respeito e assertividade ficaram em minha mente como as palavras-chave.
            Acredito que a frequente menção ao lado pessoal e profissional, como se um não interferisse no outro, contribuiu para a desumanização das relações. Como bem disse o professor Cláudio, por melhor que seja a empresa, não é uma família. Nem é para ser. No entanto, é preciso sensibilidade – somos seres humanos! Uma empresa é feita por pessoas – o óbvio que precisa ser dito... Seres humanos têm sentimentos, necessidade de estima.

            Daí a importância do alinhamento entre competência técnica e inteligência emocional. São fatores que viabilizam um melhor desempenho das funções profissionais e/ou pessoais. Porque somos assim, humanos, multifacetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário