sexta-feira, 19 de abril de 2013

SOBRE SER PAI, SOBRE INSPIRAR


“Foi consenso na animada palestra que dei no IDORT (Instituto de Organização Racional do Trabalho) esta manhã. Ao invés de levar o trabalho (e seus problemas) para nossas casas, é hora de começar a levar a família (através de seus valores e sua inigualável cadeia de afetos) para o ambiente carregado, competitivo e, muitas vezes, hostil das empresas. A palestra, intitulada A Arte de Criar Filhos e de Inspirar Equipes, discute, a partir de três histórias de meu livro Coração de Pai, os conceitos de Liderança, Superação e Lealdade. Foi um encontro extremamente agradável e uma troca de ideias tocante. Aprendi muito. Grato ao IDORT pelo convite e pelo profissionalismo.”
José Ruy Gandra – jornalista, historiador e palestrante, em sua página no Facebook



            Nada fácil, a arte de criar e educar filhos. Nada fácil, criar e inspirar equipes no trabalho.
            Durante as duas horas da palestra, na última terça-feira, José Gandra passeou por sua história de vida, de forma leve, divertida e muito emocionante. É com muita satisfação que tenho visto, com frequência, a desmistificação do conceito de profissional bem sucedido. Não é mais aquele que abre mão da vida em família e do lazer, para ‘se dar bem’ no trabalho, acreditando que seja esta sua única opção, como se uma coisa excluísse a outra.
            É recorrente falarmos sobre a crescente ânsia pela humanização das relações no trabalho. Outra unanimidade é a importância da coerência entre pensamento e ação, acerca de valores – aqueles que só podem vir de berço.
            O individualismo e consumismo excessivos da sociedade contemporânea podem ser a origem da competitividade pessoal, dentro do ambiente corporativo. A competição que outrora acontecia no mercado, entre empresas, passou a acontecer dentro delas, entre pessoas.

            Sendo assim, em algum momento de nossas carreiras, senão em muitos, sofreremos com uma agressividade excessiva, desumana. Algumas das propostas para reflexão e discussão, expostas por José Gandra, dentro dos conceitos de Liderança, Superação e Lealdade:
            - Desfazer nós e conservar laços;
            - Construção de confiança e respeito, em bases sólidas;
            - Apostar e investir na leveza das relações, em qualquer ambiente;
            - Paciência e perseverança;
            - Criatividade na formulação das estratégias afetivas;
            - Estímulo ao compromisso com a melhoria interior permanente;
            - Fidelidade encarada como um fator de união.


            Exercitar a prática de pensar, reavaliar metas, traçar estratégias, ouvir o outro e a si mesmo, pode acrescentar qualidade e prazer à vida, durante os sete dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário