sexta-feira, 19 de abril de 2013

Tudo se transforma


Lixo não é problema. O problema é não recolhê-lo aplicando as novas técnicas que propiciem o seu reaproveitamento, com a implantação de um sistema eficiente de coleta, transporte e tratamento adequado.
As toneladas de lixo geradas pela sociedade podem ser manipuladas em cada município de origem, desde que cada administração municipal, transforme o recolhido, aplicando as novas técnicas de seu reaproveitamento com a implantação de Usina de Reciclagem de Lixo Orgânico, para que nada se perca e tudo seja transformado em matéria reaproveitável.
Para esse reaproveitamento, o vereador Paulo Roberto Montero apresentou ao prefeito Clayton Roberto Machado uma Proposta de Apoio para o desenvolvimento de atividade agrícola e sócio ambiental de Valinhos.

Os demais vereadores também subscreveram a referida Proposta. Se viabilizada junto às Secretarias competentes para a implantação da Usina de Reciclagem de Lixo Orgânico e sua transformação em adubo orgânico, e em conjunto com a implantação do Programa de Educação Fiscal aos Agricultores valinhenses, essas ações vão possibilitar-lhes obter benefícios junto ao poder público municipal, um dos quais seria a autorização para receber o adubo orgânico produzido pela usina a ser implantada.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente pela população urbana no Brasil. Pouco mais de 73% são coletadas, e desse total mais de 85% ficam expostas a céu aberto em lixões.
A matéria orgânica é o maior componente presente nos resíduos sólidos urbanos, em uma proporção média de 50 a 60%, podendo ser transformada em composto orgânico e voltar para o ciclo ecológico como composto humificado usado na recuperação de solos para a agricultura.
Ressalta o vereador Montero que, para o investimento na implantação de usinas de reciclagem, a Prefeitura poderá celebrar convênios com o Governo Federal e o Estadual e com empresas locais.
Paulo Roberto Montero

Ele salienta ainda que, examinando a sua propositura, tanto os vereadores como o prefeito Clayton Machado identificarão os benefícios para toda a população valinhense, com a arrecadação do ICMS por parte do Estado. E ainda há a considerar o benefício que o homem do campo terá na hora de sua aposentadoria, entre outros benefícios que a Previdência Social garante ao contribuinte. Além disso, a utilização do adubo orgânico no solo gera uma melhor produção de alimentos e, consequentemente, produtos mais saudáveis na hora da sua venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário