sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe



         Neste sábado, dia 20, será o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Para facilitar o acesso, principalmente para as pessoas que trabalham durante a semana, haverá vacinação na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíso e no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) no horário das 8 às 17 horas. Neste dia será realizada também a vacinação dos acamados, dos idosos e funcionários das Casas de Repouso.

            A vacinação contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e gripe B), que teve início nesta segunda-feira, dia 15, e prossegue até o próximo dia 26 de abril, está sendo realizada nas 13 UBS’s, no horário de funcionamento das mesmas. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar no mínimo 80%, ou seja, 21.200 pessoas, do grupo prioritário.
            De acordo com normatização do Ministério da Saúde, este grupo é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto.
            Este grupo de mães de recém-nascidos foi incluído este ano e representa um aumento no número do público-alvo. Elas foram incluídas porque apresentam condições de saúde semelhantes a das gestantes e também pelo fato da vacinação, através da amamentação, ajudar na proteção do bebê.
            No caso de pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, obesas, transplantadas renais ou que tenham alguma doença crônica associada, elas deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina durante a campanha.
            A Secretária da Saúde, Cristina de Fátima Fiore, destacou a importância da campanha de vacinação anual contra a gripe, que tem contribuindo para a prevenção da doença, além de contribuir com a redução das internações hospitalares.
            Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e a melhor arma para impedir complicações pulmonares, internações ou mesmo óbitos por influenza. Os vírus destas vacinas são inativados, portanto não há transmissão da gripe pela vacina.

            O vírus - A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais especificamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou, de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
            A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.

            Medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e evitar aglomerações. Caso ocorram sintomas de gripe, a tosse e o espirro devem ser contidos com lenços descartáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário