“Um homem pode ser bem sucedido
em quase tudo a que ele se dedique com entusiasmo.”
Charles M. Schwab
(magnata americano da indústria do aço)
“Os seres humanos, de um modo geral,
querem se destacar, ser ousados, ter uma importância singular, distinguir-se da
concorrência, criar algo impossível de ser copiado pelos outros e chegar ao
topo.
E, se existe uma área onde há uma
tremenda variabilidade, é a do comportamento humano, ou seja, no tocante a como fazer o que fazemos! A complexidade
do comportamento humano é tão ampla, tão rica e tão global que proporciona uma
rara oportunidade para superarmos o comportamento da concorrência, pela forma como
fazemos as coisas!!!
É vital que todos entendam que as
inovações do século XXI não virão apenas de novos modelos e estratégias de
produtos, serviços ou negócios, mas em novas formas de gerar valor e
diferenciação, ou seja, inovações em
'como'!!!”
Este texto foi publicado na revista Qualimetria, de
setembro/2008. Em 2013 continua atualíssimo. A busca do ideal pessoal,
profissional, familiar e espiritual é diária. E ideal não é perfeição. Por mais
que isso pareça claro, não é. A maior parte das pessoas idealiza a perfeição,
apesar de saber que é inatingível (ao menos para seres humanos e mortais, como
nós). E isso não é mau. É nosso grande motivador!
É justamente por sermos imperfeitos,
que são infinitas as possibilidades de crescimento. É justamente por isso que
há espaço para todos. O mundo pode abrigar pessoas de talentos e habilidades
distintas, em harmonia. Esse sim, é um monumental desafio!
A importância das regras é
indiscutível, se quisermos viver em relativa ordem e harmonia, numa sociedade
cada vez mais caótica e neurótica. Só que essa necessidade não impede que
olhemos além.
Fala-se muito em inovação, gestão,
sustentabilidade. Mas pouco valerá a execução de incríveis estratégias, se o
fator humano não fizer a diferença. As pessoas mudaram, o mercado mudou. É
preciso considerar todo o contexto, mudar junto e aplicar esses novos padrões
no dia a dia.
Raros são os produtos ou serviços
que sejam únicos. A concorrência acirrada é um impulso fantástico na melhoria
destes mesmos produtos e serviços, dos quais todos fazemos uso. Mas exige
empenho redobrado.
O atendimento ao cliente/paciente
pode ser o mesmo de 20 anos atrás? Até pode, mas o profissional certamente
estará fadado ao fracasso, precocemente.
Esse conceito vale para a vida
pessoal, acadêmica, espiritual.
Como fazer melhor? Como fazer
diferente? Como encontrar o equilíbrio que leva ao sucesso? Como não me tornar
escravo do sucesso? Como ter e transmitir entusiasmo, aconteça o que acontecer?
As respostas não são necessariamente
certas ou erradas. São individuais e, suas implicações, intransferíveis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário