sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PENSAMENTOS QUE NOS FAZEM BEM!


“Se algum dia você se sentir desprezado pelas pessoas, não se aborreça.
Se algum dia você perceber que não valorizam os seus esforços para melhorar, não fique nervoso e aborrecido, isto só lhe fará mal.
Se algum dia você se sentir rejeitado e esquecido, colocado em segundo plano, não se aborreça, você não será menor por causa disso.
Se algumas pessoas não notarem a beleza da sua inteligência e a grandeza da sua alma, também não fique com raiva delas, você não perderá nada por causa disso.
Se você se levantar todos os dias para fazer o bem aos outros, e mesmo assim ninguém lhe agradecer por isso, não fique aborrecido, você não perdeu o mérito da suas boas ações.
Se você fez um belo trabalho e ninguém o parabenizou e aplaudiu, não fique frustrado, a sua obra continuará grande.
Se você sorri para as pessoas, iluminando a sua caminhada e ajudando-as a viver, mas elas não percebem o valor do seu gesto e não lhe agradecem não se revolte, a sua grandeza permanece.
Se você renova todos os dias, incansável e gratuitamente, o seu amor às pessoas, e elas não são gratas, não fique triste, pois o sol nasce todos os dias, gratuitamente, e a maioria não repara nisso.
Todos os dias o sol dá um grande espetáculo ao nascer, mas a maioria da platéia está dormindo e não pode aplaudi-lo. Todos os dias ele se levanta para nos dar a luz, o calor e a vida, e a maioria nem nota tudo isso.
Não fique triste e frustrado, Deus vê todas as coisas e o recompensará muito mais do que os aplausos das pessoas”.



Como é importante o sentimento da gratidão!
A grande parte dos sofrimentos das pessoas na família e no local de trabalho deve ser a falta de reconhecimento, a falta de gratidão. Somos pessoas sensíveis, feitas para conviver, para trocar idéias e sentimentos...
E as crianças e jovens, como reagem ao perceber ou não esses sentimentos? Como os pais lidam com isso nas mais variadas situações da vida?
O mundo de hoje tem muita propaganda e pouco amor, pouca gratidão. Precisamos fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, para resgatar a capacidade de amar, de sentir gratidão, de ter confiança, de recuperar o respeito aos outros e dos outros.
Talvez para alguns, essas sejam palavras sem muito sentido, soltas e insignificantes... Mas o tempo e as experiências mostram que são sentimentos reais e verdadeiros.
Quando nos sentimos desanimados ou tristes, esses pensamentos nos fazem bem, nos animam e encorajam para tomarmos uma posição diante das situações e dos problemas. Por que vamos nos deixar abater? Porque vamos permitir que nos entristeçam? Porque vamos nos isolar? Não!
Somos amados e queridos por Deus, o Pai que nos conhece e nos inspira!





















A você, doutor Paulo Ivan



Paulo Ivan Krobath Luz, o doutor Paulo Ivan, cansou-se da vida e partiu. Foi para outra morada. Confesso que desconheço as crenças de Paulo Ivan, mas não esqueço o adolescente que conheci inquieto, criativo. Lembro-me bem da sua participação no 1º Salão de Artes de Valinhos, com uma escultura modernista pela qual recebeu menção honrosa do júri e que se encontrava logo na entrada das galerias de exposição, na Câmara Municipal, onde foi realizado o evento. E que era seu inconfessável orgulho... Aliás, Paulo Ivan trabalhou conosco e muito para a montagem desse Salão.

Lembro-me da sua animada participação no grupo Pesquisa 70, que congregava uma plêiade de jovens artistas vocacionados de Valinhos que se reuniam para desenvolver, em conjunto, seus ideais artísticos, à semelhança dos impressionistas.

Nas andanças da vida, bacharelou-se em Direito e montou concorrida banca, onde inclusive trabalhava com inegável sucesso em causas administrativas, procurado que era, pela sua competência e dedicação, por servidores públicos.

Por seus pares advogados, foi guindado à presidência da OAB local e a ela reconduzido por uma segunda vez, sinal de inequívoca estima e consideração da classe à qual pertencia e que honrou, não só no exercício da sua presidência, mas, sobretudo, no árduo mister da sua banca.

Hoje, não está mais entre nós, como também nós não estaremos um dia. É o curso inexorável da vida, que só nos cabe seguir. A propósito, como dizia o então jovem artista do grupo Pesquisa 70, Noboru, “nosso caminho já está traçado, só temos que procurá-lo”.

Mas, nós não poderíamos, em sã consciência, deixar de prestar a nossa reverência a uma pessoa que, por certo, fez diferença nos rumos da nossa sociedade com a sua luz própria, a qual carregava inclusive no seu nome.

A este passo, não posso deixar de fazer uma confissão. Fiquei a dever ao doutor Paulo Ivan um endosso. Solicitou-me ele corroborasse ofício dirigido à presidência da OAB pelo fato de que os nossos retratos (dos presidentes da subseção), retirados do salão nobre e colocados ao lado da escada — o que ele considerava uma indignidade — deveriam retornar ao local anterior. Como não oficiei à OAB nesse sentido, fico-lhe devendo essa Paulo Ivan.

Valinhos perde um filho ilustre. E nós, da equipe do Notícias, unimo-nos à sua digna família, esposa, filhos, pais, netos e também aos amigos, para externar a nossa solidariedade nesta hora da passagem do doutor Paulo Ivan para outro plano, abraçando a todos com carinho.


Wilson S. Vilela, Tom Santos e equipe do Notícias.



A missa de 7º dia de Paulo Ivan, 
será dia 21 de outubro as 19h na 
Igreja Matriz de São Sebastião
em Valinhos.





Clube do Livro


















Comunicado da Secretaria de Saúde













AOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – URGENTE!


“Evento anual que visa conhecer, reconhecer e premiar iniciativas inovadoras em comunicação corporativa e marketing.” (Do Site Cases Comunique-se)



O crescimento profissional passa pela participação em eventos que apresentem experiências e soluções criativas e inovadoras, para os desafios reais e diários, com os quais todos se deparam no mercado de trabalho.
O Comunique-se Cases 2013 – 5ª Edição, acontece na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, das 9h às 18h, no Hotel Transamérica em São Paulo.
Será um dia dedicado à apresentação de casos de sucesso, dentre os quais será escolhido o Case Destaque Comunique-se 2013. Estes estudos contribuem para o desenvolvimento profissional, através da análise, discussão e resolução de problemas.
A partir de 2014 o evento estará distribuído em três categorias: profissional, agência e empresa. Devido a estas mudanças, serão três dias de evento na cidade de São Paulo, sendo um dia para cada categoria mencionada.
Ao final, será premiado um case de cada categoria e o Case Destaque Comunique-se 2013 dentre as 3 categorias. Um comitê avaliará pertinência temática, aplicabilidade, qualidade do texto e presença de elementos da narrativa, atemporalidade e amplitude.
As pré-inscrições para 2014 serão efetuadas neste evento de 2013. Serão gratuitas e não requerem que o case esteja pronto. Por mais esta razão, é imprescindível participar no próximo dia 21. Taxas serão cobradas apenas na efetivação das inscrições.
Quer saber mais detalhes? Quer participar? Corra que ainda dá tempo. Acesse na internet: cases.comunique-se.com.br e informe-se.
Profissionais que apresentarão os cases de sucesso nesta 5ª Edição: Adryana Almeida – Sócia-Diretora da Textual, Paulo Marinho – Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, Alexandre Loures – Diretor de Comunicação da Ambev, Fabiana Galetol – Diretora de Branding e Comunicação Externa da IBM Brasil, Beth Garcia – Fundadora da Approach Comunicação e Mônica Ferreira – Gerente geral de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale.
Com este time, não há como não sair ganhando. Comunique-se!




















É preciso educar para a vida



É importante entender que EDUCAR não é simplesmente TREINAR. A Educação é um processo de desenvolvimento da pessoa humana. Não pode ser reduzida à técnica pura e simplesmente. Ela visa à realização do ser humano como pessoa. Não se trata apenas de oferecer conhecimento e aprimorar habilidades. Deve preparar o aluno a ser capaz de tomar atitudes diante da vida, a ser responsável, criativo, e ter pensamento crítico diante da realidade. Por isso, pais e professores, fazem parte da missão educativa. Os pais desde o berço, em casa, não podem delegar para terceiros esta incumbência, pois o dever não se restringe à nutrição física, mas também à cultural e espiritual. Corpo e alma requerem cuidados, para que a pessoa seja alguém que se desenvolva como ser humano, possibilitando-lhe, também, a desenvolver e melhorar a sociedade em que vive. 

No mundo globalizado, em meio a tantos desafios, é preciso evitar as facilidades do reducionismo e do tecnicismo. Educar para a vida é o objetivo principal do processo educativo, pois "homens é que sois e não máquinas" já dizia Charles Chaplin, em seu clássico filme "Tempos Modernos", de 1936. Isso não quer dizer que não se deve levar em conta as possibilidades tecnológicas disponíveis, pelo contrário, mas tendo sempre em vista que a tecnologia é meio e não fim. Afinal de contas, a tecnologia aí está para auxiliar o ser humano e não para condicioná-lo, limitando ou até inibindo a sua expressão enquanto pessoa.

Educa-se para melhorar a qualidade de vida do educando e, em decorrência, da comunidade onde vive. A Educação será, portanto, prioridade. Sempre foi assim, em qualquer época da história. Todas as vezes que houve investimento na formação de bons professores, dando-lhes condições efetivas de trabalho, com justa remuneração, garantindo-lhes prestígio social, a sociedade se desenvolveu de modo admirável.

É fundamental que se encontre uma solução para que o professor readquira essa valorização social, em todos os aspectos, para que a educação alcance os resultados que esperamos.
Afinal, se colocamos o ser humano em primeiro lugar e tivermos amor à vida, exigiremos sempre a melhor atenção para com a educação. Isso porque se busca educar para a vida!






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fato novo: o ponto fora da curva



A política nunca será uma miséria enquanto sua capacidade de inverter expectativas for superior à mesmice; enquanto dobrar espinhas diante da majestade do “fato novo”. A adesão de Marina Silva ao PSB de Eduardo Campos é um desses momentos que balançam certezas enrijecidas e reintroduzem o imperativo da política sobre a resignação e o marketing.” (Carlos Melo, O Estado de S.Paulo, 7/10, A4)

         O quadro eleitoral desenhado para 2014 se altera significativamente com a aliança  entre Marina Silva e o PSB: mostra uma terceira via que desestabiliza a briga de gente grande entre PT e PSDB, presente no cenário político brasileiro em todas as disputas presidenciais desde 1994.
         As charges feitas por Jotapê (1), Clayton (2) e Nani (3) para diferentes órgãos de imprensa ilustram o fato novo à perfeição.
         “A tentativa de criar um partido a tempo de concorrer por ele à eleição de 2014 foi uma boa ideia da cabeça, embora a vida real não necessariamente obedeça aos preceitos do sonho, da fé, da esperança e das boas intenções. Mas o desfecho ante a adversidade da recusa do registro da Rede foi um lance político admirável, como há muito não se via. Inesperado, surpreendente, competente e feito em termos decentes. Nesse sentido, o acordo fechado é um ponto fora da curva no padrão lamacento em vigor. É cedo para dizer se de fato muda o cenário da eleição, mas o quadro de acordos e a correlação de forças nesse período pré-eleitoral se altera: movimento taticamente irrepreensível, subverte o previsível e define um objetivo claro: derrotar os atuais condôminos do poder”, comentou a articulista Dora Kramer (O Estado de S.Paulo, 8/10, A6)

        “Há dois planos nessa disputa: de um lado, a arrogância dos mais fortes; do outro, a astúcia da sabedoria, o marketing político contra a política com P maiúsculo, que transforma a realidade, enquanto o marketing a distorce para vender uma imagem, que quase nunca corresponde à vida real”, afirmou Merval Pereira (O Globo, 8/10).
         O objetivo da escolha da ex-senadora é permanecer no cenário de 2014, sem perder de vista 2018, ainda que, tendo sido “Lampião”, como candidata à presidência pela Rede, se submeta (neste primeiro momento do acordo firmado) a ser apenas “Maria Bonita” um papel de menor relevância, aparentemente.

        E, para dar um último ponto nesta colcha de retalhos comentadores, o cientista político e professor do INSPER José Roberto de Toledo escreveu em O Estado de S.Paulo (7/10, A6) que, na arte da política, observam-se os detalhes da cena, compreendendo e percebendo suas fragilidades; prevendo e aproveitando suas brechas,  aguardando, em silêncio, que as feras se enredem, por si mesmas, no emaranhado de cordas do desenrolar da História. Quem dá tempo ao tempo torna-se o seu senhor.
  
       Agora, é aguardar para conferir, em vista do fato novo e do ponto fora da curva, quem será senhor dos anéis da candidatura à presidência.



Os educadores completam o Ser


O que será amanhã? Depende da educação de hoje.


Entendo que educação e cultura têm influência na aquisição de um tesouro que o tempo não destrói, e seus fluídos acompanham o ser, independente de seu tempo carnal.
Temos a responsabilidade de ajudar a divulgar os exemplos de homens e mulheres que abraçaram verdades edificantes praticando o magistério.
Um ilustre aniversariante de outubro merece ser lembrado.

Há 209 anos (3 de outubro de 1804), nasceu Hyppolyte Léon Denizard Rivail, que assumiu o nome druída (referente a sistema religioso e filosófico de antigos sacerdotes da Inglaterra e da França) de Allan Kardec, já vivido em encarnação anterior.
Em 65 anos de vida dedicada aos estudos, Kardec frequentou a Escola de Pestalozzi  o mais sábio, respeitado e célebre professor daquele tempo, precursor da moderna educação, da chamada “escola ativa”, e fundador da primeira escola profissional do mundo, na Suiça.
As ideias de Pestalozzi deram impulso à formação de professores e ao estudo da educação como ciência: a impressão sensorial era fundamental, a mente tinha que ser ativa, e o professor era comparado ao jardineiro, que providencia as condições propícias para o crescimento das plantas.
Aos 14 anos, Allan Kardec (já como professor Rivail) substituía o fundador Pestalozzi em algumas funções no Instituto. Além de conhecedor profundo de diversos ramos da ciência, da filosofia, das religiões e dos idiomas, ele sempre foi atuante no mundo das letras e no campo do ensino, numa época em que Paris era o centro da cultura mundial e das ideias libertadoras.
Com inteligência aguçada e temperamento calmo, racional e lógico, com uma cultura acima da média nas pessoas de sua idade e de seu tempo, Allan Kardec era inclinado ao método, à ordem e à disciplina mental: ele praticava, na palavra escrita ou falada, a precisão, a nitidez, a simplicidade, usando um vernáculo perfeito, livre de redundâncias.
Em 1824, publicou a Gramática Francesa Clássica e um ensaio sobre o aperfeiçoamento do ensino no país.
Foi membro da Academia de Ciências e do Instituto de Ciências da França.
Formado em Letras e Medicina, também lecionou Química, Anatomia, Física e Astronomia.
Kardec foi definido por seu contemporâneo Léon Denis como “o bom senso encarnado”. Ele fez do campo experimental, no trato com o mundo dos espíritos, uma doutrina de consequências morais.
Em 1852 iniciou seus estudos sobre o espiritismo, o que o levou a restaurar o cristianismo puro e fundamentar cientificamente os princípios da sabedoria antiga, os quais haviam sido enunciados pelos profetas de Jesus, confirmando-os e dando-lhes igualmente cumprimento, no esclarecimento das criaturas, a fim de que realizassem a evolução do espírito.

Texto
Tom Santos
Quando desenvolveu a mediunidade, se opôs ao protótipo de um místico ou missionário. Discutia com os espíritos, argumentava com eles, analisava-lhes os ensinos, portava-se, na verdade, não como um aprendiz, mas como um examinador severo. Nada aceitava que não estivesse conforme a razão. Respondia a perguntas e objeções, explanando as dificuldades e dando informações a todos os investigadores sérios.








ACREDITAR E AGIR! NÓS SOMOS CAPAZES.


“Um viajante caminhava às margens de um grande lago. Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz do barqueiro quebrou o silêncio oferecendo-se para transportá-lo. O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo percebeu o que parecia ser letras em cada remo. Ao colocar os pés dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não contendo a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou só o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco impulsionado por ambos os lados, navegou chegando ao seu destino.
Na outra margem, então o barqueiro disse ao viajante:
- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!”


Quantas vezes na vida acreditamos e não fazemos nada ou agimos sem acreditar muito. Nas duas situações o resultado é o desânimo, a falta de sucesso, a ausência da autoconfiança, a desvalorização dos próprios talentos, a desconfiança nos outros...
A nossa vida familiar e social, os trabalhos profissionais precisam do nosso esforço em acreditar e agir, sempre numa atitude sucessiva e contínua, para nos sentirmos mais seguros e entusiasmados.
Cada um de nós é capaz de desenvolver seus dons e aumentar sua autoconfiança. Todos os desafios existem para serem vencidos, para serem superados com esperança, para serem encarados com coragem.
Na vivência do dia a dia, também vamos inspirando confiança nas pessoas que conhecemos e, graças a essa confiança vai se formando um elo de amizade e harmonia. É assim que acontece a credibilidade e a discrição em qualquer atividade que podemos realizar na comunidade e no exercício da profissão.
A escritora Helen Keller fala de maneira impressionante: “Nunca se deve consentir em rastejar quando se sente um impulso para voar”.
Desde a infância é necessário criar condições favoráveis para que as crianças e jovens tenham confiança em si mesmos. A família, a escola e a vida em comunidade são meios propícios para que isso aconteça. Que as crianças e jovens abram suas asas e voem alto...
Precisamos acreditar em nós mesmos, acreditar nas pessoas, acreditar na vida, para que possamos atuar conforme essa crença. Que nossas atitudes e nossos posicionamentos sejam coerentes com o queremos ser e fazer...
E que Deus nosso Pai nos inspire, nos ilumine na busca e no aumento da fé e da ação digna e construtora da alegria e do bem estar.











Incontinência Urinária da mulher

Embora o urologista seja visto atualmente como o médico do homem, frequentemente abordando assuntos clínicos não associados a problemas urológicos, uma grande parte do atendimento do médico urologista, nos consultórios e ambulatórios, é dedicada às doenças renais e de vias urinárias da mulher (sub-especialidade chamada Uro-ginecologia).
Um problema muito frequente na mulher, com importante repercussão na vida social e na sua auto-estima, é a Incontinência Urinária. Muitas mulheres, portadoras deste problema, tem sua vida social e sexual alteradas.
A Incontinência Urinária é definida, de maneira simples, como “qualquer perda involuntária de urina”. É classificada como:
Incontinência Urinária de Esforço (IUE).
Incontinência Urinária de Urgência.
Incontinência Urinária Mista.
A diferenciação entre os 3 tipos é feita pela avaliação clínica detalhada (história clínica e exame físico) e, para um estudo mais completo, a avaliação urodinâmica, que é o estudo funcional da bexiga e da uretra. Recomenda-se ainda nesta investigação um exame de urina tipo1 com urocultura e antibiog., para excluir infecção urinaria e, eventualmente, uma Ultra-sonografia do aparelho urinário. A avaliação ginecológica simultânea também é recomendada.
A Incontinência Urinária de Esforço (IUE), que significa a perda involuntária de urina mediante um esforço, como tosse, espirro, risada, salto, etc., ocorre devido a uma mobilidade da uretra feminina. A uretra da mulher é um órgão fixo, mas ao longo do tempo, as estruturas que a mantém fixa sofrem modificações, levando a uma mobilidade que altera a função do esfíncter, estrutura muscular ao redor da uretra que é responsável por manter a urina na bexiga. Também, alterações do próprio esfíncter, podem levar a perda de urina sob esforço. O tratamento da incontinência urinária de esforço é cirúrgico, sendo a técnica de Sling a mais utilizada. Nesta cirurgia, uma fita de tecido do próprio organismo ou de material sintético (hoje praticamente só se faz esta cirurgia com o Sling, que é uma fita, sintético) é colocada ao redor da uretra, para sustentação desta, sem compressão. O resultado costuma ser excelente, com a cura da incontinência na grande maioria dos casos.
Na Incontinência Urinária de Urgência, a paciente sente vontade intensa e súbita de urinar, não sendo possível chegar ao banheiro, apresentando perda de urina. A bexiga que é um órgão de armazenamento de urina, sofre contração súbita e sem finalidade, por estímulo neurológico. O tratamento nesta forma de incontinência é clínico, com uso de medicamentos anticolinérgicos ou fisioterapia específica para incontinência urinaria.
A Incontinência Urinaria Mista, em que os mecanismos das incontinências de esforço e de urgência estão associados, responde muito
bem ao tratamento cirúrgico pela técnica citada de Sling, com 90% de cura. Muitas vezes há necessidade de complementação com medicamentos anticolinérgicos, como o retemic, detrusitol ou vesicare, por exemplo.
Existem medidas preventivas que podem ajudar a evitar a incontinência urinária:
praticar algum tipo de atividade física regularmente. Isto ajuda a melhorar ou manter o tônus muscular. A ginástica pélvica fortalece os músculos do períneo que sustentam a bexiga.
Evite excesso de peso. A obesidade aumenta a possibilidade de incontinência urinária.
Durante a gravidez e também logo após, faça ginástica para o tônus da musculatura pélvica e para a rápida perda de peso.


Concluindo, a Incontinência Urinária não deve ser vista como natural nas mulheres idosas, que as vezes aceitam passivamente esta condição, entendendo como “normal” para a idade. A Incontinência Urinária da mulher nunca é normal, independente da faixa etária, devendo sempre ser tratada , para melhora da sua qualidade de vida.