sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É preciso educar para a vida



É importante entender que EDUCAR não é simplesmente TREINAR. A Educação é um processo de desenvolvimento da pessoa humana. Não pode ser reduzida à técnica pura e simplesmente. Ela visa à realização do ser humano como pessoa. Não se trata apenas de oferecer conhecimento e aprimorar habilidades. Deve preparar o aluno a ser capaz de tomar atitudes diante da vida, a ser responsável, criativo, e ter pensamento crítico diante da realidade. Por isso, pais e professores, fazem parte da missão educativa. Os pais desde o berço, em casa, não podem delegar para terceiros esta incumbência, pois o dever não se restringe à nutrição física, mas também à cultural e espiritual. Corpo e alma requerem cuidados, para que a pessoa seja alguém que se desenvolva como ser humano, possibilitando-lhe, também, a desenvolver e melhorar a sociedade em que vive. 

No mundo globalizado, em meio a tantos desafios, é preciso evitar as facilidades do reducionismo e do tecnicismo. Educar para a vida é o objetivo principal do processo educativo, pois "homens é que sois e não máquinas" já dizia Charles Chaplin, em seu clássico filme "Tempos Modernos", de 1936. Isso não quer dizer que não se deve levar em conta as possibilidades tecnológicas disponíveis, pelo contrário, mas tendo sempre em vista que a tecnologia é meio e não fim. Afinal de contas, a tecnologia aí está para auxiliar o ser humano e não para condicioná-lo, limitando ou até inibindo a sua expressão enquanto pessoa.

Educa-se para melhorar a qualidade de vida do educando e, em decorrência, da comunidade onde vive. A Educação será, portanto, prioridade. Sempre foi assim, em qualquer época da história. Todas as vezes que houve investimento na formação de bons professores, dando-lhes condições efetivas de trabalho, com justa remuneração, garantindo-lhes prestígio social, a sociedade se desenvolveu de modo admirável.

É fundamental que se encontre uma solução para que o professor readquira essa valorização social, em todos os aspectos, para que a educação alcance os resultados que esperamos.
Afinal, se colocamos o ser humano em primeiro lugar e tivermos amor à vida, exigiremos sempre a melhor atenção para com a educação. Isso porque se busca educar para a vida!






Nenhum comentário:

Postar um comentário