sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Brasil bonito por natureza



Em vez de transformar a eleição num "ringue", os candidatos deveriam discutir os principais problemas, como o fiasco do turismo num país tão "abençoado por Deus e bonito por natureza." (Eliane Cantanhêde, Folha de S.Paulo, 17/10)



O número de turistas estrangeiros que viajam pelo Brasil gira em torno de 5 milhões por ano, com um "crescimento monótono", segundo o ministro do Turismo.
Isso é uma vergonha para um país com 200 milhões de habitantes, litoral de fazer inveja com suas praias de areias brancas e macias , sol o ano inteiro, Cidade Maravilhosa (1), Nordeste, Itaipu (2), Amazônia, Pantanal (3), e inúmeros outros pontos turísticos de grande beleza.  
A explicação recorrente para esse medíocre número de visitantes é a distância. "Mas por que um milhão de russos vão a Cuba a cada ano e não tem russo desembarcando aqui?", pergunta-se o próprio ministro. Porque o Brasil é caríssimo, com impostos de amargar, infraestrutura (hoteleira, aeroviária, rodoviária e de serviços) péssima e constrangedora falta de segurança e/ou de investimento na melhoria dos aeroportos (tem sentido esperar 40 minutos por uma mala?).
Além disso tudo, as passagens aéreas já estão custando dez vezes mais por conta da Copa, o que afugenta de vez os turistas.
Os aviões para os EUA, a Europa, e a Ásia estão sempre lotados porque brasileiros vão para esses lugares, mas os estrangeiros estão vindo muito pouco para cá. E os brasileiros preferem ir para fora do país, em vez de viajar por aqui, por causa dos preços e das condições. A articulista da Folha conta que “o embaixador de um grande país queria levar a família a Salvador, mas, ao ver os preços, ficou em Brasília mesmo. Vai acabar no Caribe...”
Talvez fosse o caso de se instituir, no Brasil, um “tour da corrupção” como atrativo turístico,  nos moldes do que já existe em Praga, capital da República Tcheca: um passeio pela cidade expondo os escândalos da corrupção institucional tcheca (hospitais superfaturados; canteiros de obras inacabadas;  mansões de políticos e empresários acusados de desvios de verba; e ministérios e outros órgãos públicos onde “trabalham” os tais).

Criada há pouco mais de um ano, a agência “Corrupt Tour” afirma com orgulho ser a única empresa no mundo especializada em passeios temáticos focados nesse “nicho”, e tem o objetivo, segundo o site da agência, de dar concretude a um fenômeno mundial “que muita gente não sabe que cara tem”.
 Entretanto, às vezes, a face “corrupta” de pessoas públicas notórias é revelada e punida. Nesta quarta-feira, por exemplo, o papa Francisco anunciou que o bispo de Limburg, na Alemanha, deveria ser mantido fora de atividade, depois que o tal bispo gastou 31 milhões de euros (aproximadamente R$ 93 milhões) para renovar sua residência oficial! Com essa suspensão, o Vaticano deu um exemplo ao mundo e mandou uma mensagem ao clero: não vai tolerar ostentação!
E neste país abençoado por Deus e bonito por natureza, quando os candidatos às eleições de 2014 irão dar importância ao tema do Turismo e discutir como e o que investir na área, para que o Brasil possa mostrar a sua melhor cara na Copa, nos Jogos Olímpicos e no resto do tempo?
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário