sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A você, doutor Paulo Ivan



Paulo Ivan Krobath Luz, o doutor Paulo Ivan, cansou-se da vida e partiu. Foi para outra morada. Confesso que desconheço as crenças de Paulo Ivan, mas não esqueço o adolescente que conheci inquieto, criativo. Lembro-me bem da sua participação no 1º Salão de Artes de Valinhos, com uma escultura modernista pela qual recebeu menção honrosa do júri e que se encontrava logo na entrada das galerias de exposição, na Câmara Municipal, onde foi realizado o evento. E que era seu inconfessável orgulho... Aliás, Paulo Ivan trabalhou conosco e muito para a montagem desse Salão.

Lembro-me da sua animada participação no grupo Pesquisa 70, que congregava uma plêiade de jovens artistas vocacionados de Valinhos que se reuniam para desenvolver, em conjunto, seus ideais artísticos, à semelhança dos impressionistas.

Nas andanças da vida, bacharelou-se em Direito e montou concorrida banca, onde inclusive trabalhava com inegável sucesso em causas administrativas, procurado que era, pela sua competência e dedicação, por servidores públicos.

Por seus pares advogados, foi guindado à presidência da OAB local e a ela reconduzido por uma segunda vez, sinal de inequívoca estima e consideração da classe à qual pertencia e que honrou, não só no exercício da sua presidência, mas, sobretudo, no árduo mister da sua banca.

Hoje, não está mais entre nós, como também nós não estaremos um dia. É o curso inexorável da vida, que só nos cabe seguir. A propósito, como dizia o então jovem artista do grupo Pesquisa 70, Noboru, “nosso caminho já está traçado, só temos que procurá-lo”.

Mas, nós não poderíamos, em sã consciência, deixar de prestar a nossa reverência a uma pessoa que, por certo, fez diferença nos rumos da nossa sociedade com a sua luz própria, a qual carregava inclusive no seu nome.

A este passo, não posso deixar de fazer uma confissão. Fiquei a dever ao doutor Paulo Ivan um endosso. Solicitou-me ele corroborasse ofício dirigido à presidência da OAB pelo fato de que os nossos retratos (dos presidentes da subseção), retirados do salão nobre e colocados ao lado da escada — o que ele considerava uma indignidade — deveriam retornar ao local anterior. Como não oficiei à OAB nesse sentido, fico-lhe devendo essa Paulo Ivan.

Valinhos perde um filho ilustre. E nós, da equipe do Notícias, unimo-nos à sua digna família, esposa, filhos, pais, netos e também aos amigos, para externar a nossa solidariedade nesta hora da passagem do doutor Paulo Ivan para outro plano, abraçando a todos com carinho.


Wilson S. Vilela, Tom Santos e equipe do Notícias.



A missa de 7º dia de Paulo Ivan, 
será dia 21 de outubro as 19h na 
Igreja Matriz de São Sebastião
em Valinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário