sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NOVOS OLHARES, NOVAS EXPERIÊNCIAS


A 3ª edição do Loyalty World Brasil e Big Data World Brasil, realizada no Hotel Unique, em São Paulo, foi dinâmica, informativa e organizada. Durante os dias 30/setembro e 1/outubro, participei do evento, representando o Jornal Notícias de Valinhos.
Através de palestras, mesas redondas e painéis, profissionais de várias nacionalidades contribuíram com seus conhecimentos e vivência no mercado de fidelização de clientes e big data – conceito no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade. O big data se baseia em 5V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.
Alexandre Diogo, Presidente do IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente) informou, em primeira mão, sobre uma ação de mercado – o lançamento de um protocolo, que será apresentado em novembro próximo. Há dois anos foi formado um grupo de trabalho, para formatação do Protocolo Brasileiro de Atendimento nas Mídias Sociais. Foram 11 encontros, com representantes de várias empresas: AES Eletropaulo, Ampla, Bradesco, Bosch, Cyrela, Coca-Cola, Embraer, Golden Cross, Magazine Luiza, Microsoft, Natura, Petrobrás, Sul América e Tim. O novo comportamento do consumidor, caracterizado pelo autoatendimento e agilidade, implica em novos posicionamentos por parte das empresas.
Patrícia Pessoa, Gerente Sênior de Marketing de Relacionamento da Fiat, afirmou que “o mobile é cada vez mais relevante e integrado às estratégias de relacionamento.” Esta inovação veio para ficar e será cada vez mais aprimorada.
“Novas tecnologias estão catalisando os sentimentos humanos.” – disse J.C.Rodrigues, Diretor de Mídia Digital The Walt Disney Company, reforçando o conceito de que a fidelização do consumidor tem forte caráter emocional.
O “make it easy” – “mantenha simples”, foi um lema citado por diversos palestrantes. É consenso de que, quanto mais simples for o processo de adesão a planos de benefícios/ clubes de vantagens/ programas de fidelização, há maior interesse dos consumidores e portanto maiores são as possibilidades de sucesso.
A importância da coalizão, em todos os setores, foi outro tema unânime. A integração de equipes de trabalho, assim como as parcerias entre empresas, agregam conteúdo e valor real à implementação de ações, tanto para o público interno como para o externo. Exige adaptação, mas vale muito a pena, pois colaboradores e consumidores saem ganhando.
Elizabeth Almeida, Gerente Sênior de Relacionamento com o Consumidor Coca-Cola Brasil, reforçou a importância de medir as ações e seus resultados, o que ficou mais fácil nos últimos anos, já que as atuais plataformas permitem que tudo seja analisado e medido.
“Oferecer ao consumidor experiência de marca e consumo é nosso maior objetivo” – finalizou Daniela Cachich, Diretora de Marketing de Marcas Premium Heineken.
Parabenizo a equipe da Terrapinn, empresa responsável pela realização e organização do evento, representada por Ana Mello Lloyd, Gerente de Projetos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário