A
3ª edição do Loyalty World Brasil e Big Data World Brasil, realizada no Hotel
Unique, em São Paulo, foi dinâmica, informativa e organizada. Durante os dias
30/setembro e 1/outubro, participei do evento, representando o Jornal Notícias de
Valinhos.
Através
de palestras, mesas redondas e painéis, profissionais de várias nacionalidades
contribuíram com seus conhecimentos e vivência no mercado de fidelização de
clientes e big data – conceito no qual o foco é o grande armazenamento de dados
e maior velocidade. O big data se baseia em 5V’s: velocidade, volume, variedade,
veracidade e valor.
Alexandre
Diogo, Presidente do IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o
Cliente) informou, em primeira mão, sobre uma ação de mercado – o lançamento de
um protocolo, que será apresentado em novembro próximo. Há dois anos foi
formado um grupo de trabalho, para formatação do Protocolo Brasileiro de Atendimento nas Mídias Sociais. Foram 11
encontros, com representantes de várias empresas: AES Eletropaulo, Ampla,
Bradesco, Bosch, Cyrela, Coca-Cola, Embraer, Golden Cross, Magazine Luiza,
Microsoft, Natura, Petrobrás, Sul América e Tim. O novo comportamento do
consumidor, caracterizado pelo autoatendimento e agilidade, implica em novos
posicionamentos por parte das empresas.
Patrícia
Pessoa, Gerente Sênior de Marketing de Relacionamento da Fiat, afirmou que “o
mobile é cada vez mais relevante e integrado às estratégias de relacionamento.”
Esta inovação veio para ficar e será cada vez mais aprimorada.
“Novas
tecnologias estão catalisando os sentimentos humanos.” – disse J.C.Rodrigues,
Diretor de Mídia Digital The Walt Disney Company, reforçando o conceito de que
a fidelização do consumidor tem forte caráter emocional.
O
“make it easy” – “mantenha simples”, foi um lema citado por diversos
palestrantes. É consenso de que, quanto mais simples for o processo de adesão a
planos de benefícios/ clubes de vantagens/ programas de fidelização, há maior
interesse dos consumidores e portanto maiores são as possibilidades de sucesso.
A
importância da coalizão, em todos os setores, foi outro tema unânime. A
integração de equipes de trabalho, assim como as parcerias entre empresas,
agregam conteúdo e valor real à implementação de ações, tanto para o público
interno como para o externo. Exige adaptação, mas vale muito a pena, pois
colaboradores e consumidores saem ganhando.
Elizabeth
Almeida, Gerente Sênior de Relacionamento com o Consumidor Coca-Cola Brasil,
reforçou a importância de medir as ações e seus resultados, o que ficou mais
fácil nos últimos anos, já que as atuais plataformas permitem que tudo seja analisado
e medido.
“Oferecer
ao consumidor experiência de marca e consumo é nosso maior objetivo” –
finalizou Daniela Cachich, Diretora de Marketing de Marcas Premium Heineken.
Parabenizo
a equipe da Terrapinn, empresa responsável pela realização e organização do
evento, representada por Ana Mello Lloyd, Gerente de Projetos.
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