sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ACREDITAR E AGIR! NÓS SOMOS CAPAZES.


“Um viajante caminhava às margens de um grande lago. Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz do barqueiro quebrou o silêncio oferecendo-se para transportá-lo. O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo percebeu o que parecia ser letras em cada remo. Ao colocar os pés dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não contendo a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou só o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco impulsionado por ambos os lados, navegou chegando ao seu destino.
Na outra margem, então o barqueiro disse ao viajante:
- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!”


Quantas vezes na vida acreditamos e não fazemos nada ou agimos sem acreditar muito. Nas duas situações o resultado é o desânimo, a falta de sucesso, a ausência da autoconfiança, a desvalorização dos próprios talentos, a desconfiança nos outros...
A nossa vida familiar e social, os trabalhos profissionais precisam do nosso esforço em acreditar e agir, sempre numa atitude sucessiva e contínua, para nos sentirmos mais seguros e entusiasmados.
Cada um de nós é capaz de desenvolver seus dons e aumentar sua autoconfiança. Todos os desafios existem para serem vencidos, para serem superados com esperança, para serem encarados com coragem.
Na vivência do dia a dia, também vamos inspirando confiança nas pessoas que conhecemos e, graças a essa confiança vai se formando um elo de amizade e harmonia. É assim que acontece a credibilidade e a discrição em qualquer atividade que podemos realizar na comunidade e no exercício da profissão.
A escritora Helen Keller fala de maneira impressionante: “Nunca se deve consentir em rastejar quando se sente um impulso para voar”.
Desde a infância é necessário criar condições favoráveis para que as crianças e jovens tenham confiança em si mesmos. A família, a escola e a vida em comunidade são meios propícios para que isso aconteça. Que as crianças e jovens abram suas asas e voem alto...
Precisamos acreditar em nós mesmos, acreditar nas pessoas, acreditar na vida, para que possamos atuar conforme essa crença. Que nossas atitudes e nossos posicionamentos sejam coerentes com o queremos ser e fazer...
E que Deus nosso Pai nos inspire, nos ilumine na busca e no aumento da fé e da ação digna e construtora da alegria e do bem estar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário